Confira 5 possíveis temas da redação do Enem 2024
A redação do Enem será aplicada no dia 3 de novembro; confira dicas para treinar e as possibilidades de temas


Parte fundamental do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a redação tem peso significativo na pontuação final do candidato. Geralmente, os temas escolhidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) seguem a tendência de destacar assuntos de impacto e relevância social.
Na edição de 2023, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Em 2022, os estudantes tiveram que dissertar sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, na aplicação regular, e “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”, na reaplicação da prova.
Em entrevista à CNN, Gabrielle Cavalin, coordenadora geral de redação do Poliedro Colégio e Curso, indica quais os cinco possíveis temas para a redação do Enem 2024. Confira:
1. Desafios para combater a prática de bullying no ambiente escolar (eixo educação)
“A prática do bullying se mostra cada vez mais presente nas instituições de ensino do Brasil e do mundo, com casos como o do adolescente de 13 anos, Carlos Teixeira, que morreu após ser vítima de agressões no ambiente escolar, motivado, segundo a família, por bullying.”
2. A busca desenfreada por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas no Brasil (eixo comportamento)
“As redes sociais têm ganhado cada vez mais espaço no nosso dia a dia, de forma que elas vêm impondo demandas e padrões a serem seguidos. Dentre esses, estão os padrões de beleza. A busca por um padrão inalcançável tem feito com que a sociedade se submeta a diversas cirurgias plásticas e a procedimentos estéticos, muitas vezes, inseguros.”
3. O impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos da sociedade brasileira (eixo meio ambiente)
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 não são um episódio isolado dos efeitos das mudanças climáticas, destaca Gabrielle. “Fortes chuvas já atingiram São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e tantos outros estados e, segundo as previsões, vão ser cada vez mais frequentes no nosso dia a dia.”
Além disso, as intensas secas e as queimadas — provocadas por ações humanas e, também, pelo excesso de calor — é outra temática que há chances de ser abordada no Enem.
4. Desafios para democratizar o acesso ao esporte na sociedade brasileira (eixo cidadania)
“As Olímpiadas e as Paraolimpíadas, realizadas em Paris neste ano, despertaram o debate em relação ao acesso ao esporte e à prática de atividades físicas no Brasil. Rebeca Andrade, Caio Bonfim e Rafaela Silva são exemplos de atletas que tiveram conquistas olímpicas, mas que passaram por inúmeras dificuldades para conseguir se profissionalizar e, agora, para se manter no esporte.”
5. Desafios para o combate à dengue no Brasil (eixo saúde)
Em 2024, houve um aumento acentuado nos casos de dengue no Brasil, o que sobrecarregou sistemas de saúde e deixou cidades em situação de calamidade.
“Por se tratar de uma problemática associada à saúde pública, que é um direito previsto na Constituição Federal de 1988, o aumento de casos e os desafios para o combate ao mosquito e, consequentemente, à doença no Brasil podem aparecer na redação do Enem deste ano”, diz Gabrielle.
Quais as dicas para treinar a redação?
- Se inspirar em redações com boas notas de edições passadas.
- Escrever uma redação por semana, com foco em diferentes eixos.
- Dentro de cada eixo, abordar diferentes problemas para desenvolver uma visão mais completa.
- Artigos científicos, notícias, livros, filmes e podcasts ajudam a criar repertório.
- Compreender a estrutura esperada pela banca corretora, como introdução, desenvolvimento e conclusão.
Confira o calendário do Enem 2024
- 3 de novembro: primeiro dia de prova
- 10 de novembro: segundo dia de prova
- 20 de novembro: divulgação dos gabaritos
- 13 de janeiro de 2025: resultado do Enem
CNN terá gabarito extraoficial do Enem
A CNN terá o gabarito extraoficial do exame nos dois dias da prova. A correção será realizada pelo SAS Educação em parceira com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), e estará disponível em nosso portal a partir das 19h.
Além disso, a cobertura contará com o tema da redação, análise de professores sobre as referências usadas na prova, os destaques e o nível de dificuldade do exame.