“Como fazer a média do Enem” está entre as principais pesquisas no Google
O método utilizado na correção da prova é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que vai além da simples contagem de acertos; entenda


A pergunta “como fazer a média do Enem?” está entre as principais buscas do ano no Google. A ferramenta de busca divulgou as tendências de pesquisas de 2024 nesta terça-feira (10).
Um dos resultados apresentados foi uma lista dos principais “como fazer…” dos brasileiros. “Como fazer uma mochila maluca?” foi o grande destaque do ano, seguido por “como fazer a média do Enem?”.
O cálculo da nota do Enem pode causar curiosidade entre os estudantes porque não basta verificar quantas questões cada candidato acertou. O método utilizado na correção da prova é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que vai além da simples contagem de acertos.
Segundo Carlos Leão, diretor de ensino das escolas do núcleo centro-oeste do Grupo Salta, a TRI também avalia “a qualidade desses acertos”.
O diretor explica que, se um aluno acerta questões difíceis do Enem, mas erra questões fáceis, a TRI pode deduzir que houve sorte nos acertos mais complicados, o que reduz a pontuação. “A TRI busca padrões consistentes, premiando aqueles que demonstram um conhecimento bem distribuído ao longo de questões de diferentes níveis de dificuldade”, diz.
O importante não é só acertar, mas pontuar nas questões mais relevantes e com lógica consistente. Isso faz com que dois alunos com o mesmo número de acertos possam ter notas bem diferentes.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o TRI leva em conta três variáveis que definem os valores de mínimo e máximo da prova:
- Parâmetro de discriminação: diferencia os participantes que dominam dos que não dominam o que é avaliado pela questão.
- Parâmetro de dificuldade: avalia a complexidade da questão. Quanto mais difícil o item, maior seu valor.
- Acerto casual (chute): considera a probabilidade de um participante acertar a questão sem dominar a habilidade exigida.
Na prática, espera-se que os estudantes que acertaram as questões mais difíceis também acertem as mais fáceis, já que, teoricamente, habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples.
Como a redação é corrigida?
A redação é um componente fundamental do Enem, e pode chegar a mil pontos. A nota do texto tem peso equivalente a uma das provas objetivas, compondo 20% da nota final do aluno.
A correção é feita por dois avaliadores, que atribuem notas com base em cinco competências, que são:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- Compreensão do tema dentro do que é proposto;
- Capacidade de selecionar e relacionar informações em defesa de um ponto de vista;
- Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação;
- Capacidade de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para tentar descobrir a sua nota final no Enem, é possível usar algumas calculadoras on-line, como a da plataforma Me Salva! e do Enem Brasil.