Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasileiro conquista bolsa para mestrado na China; conheça

    Eduardo Vasconcelos vai fazer mestrado na Universidade Tsinghua, na China, umas das melhores do mundo

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    Ex-aluno de escola pública, Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho foi selecionado para a bolsa Schwarzman, que cobre o mestrado de gerenciamento de assuntos globais na Universidade Tsinghua, em Pequim, na China.

    A instituição é uma das melhores do mundo. Em 2025, ficou na 12ª colocação no ranking global Times Higher Education, e foi classificada como a melhor universidade da China.

    O programa oferece acesso a um currículo interdisciplinar, combinando relações internacionais, economia e liderança, além de interagir com especialistas, autoridades governamentais e líderes empresariais de todo o mundo.

    Entre os critérios de seleção estão: excelência acadêmica, capacidade de liderança e comprometimento.

    Trajetória

    Eduardo demonstrou essas habilidades desde o início de sua trajetória. Quando era mais novo, ele fundou o Jovens Líderes pela Paz, uma iniciativa que visa reduzir a violência nas escolas.

    Em 2020, o jovem conseguiu uma bolsa integral de R$ 2 milhões para cursar economia e gestão pública na Universidade de Harvard. Durante a graduação, ele foi o primeiro brasileiro a presidir a Associação de Harvard para Democracia na América Latina e recebeu uma premiação como o melhor orador da universidade, sendo assim o primeiro brasileiro a assumir o título desde 1885.

    “Desde o início da minha jornada, sempre acreditei no poder da educação e da liderança na transformação social”, disse Eduardo. “Agora, com a bolsa Schwarzman, estou pronto para dar mais um passo e aprofundar meu compromisso com a construção de um futuro mais justo e sustentável“.

    Veja também: Estudante representará Brasil nos EUA com pesquisa

    Eduardo é um dos beneficiados da Fundação Estudar, que apoia jovens que desejam ser aprovados em universidades no exterior. Em 2021, ele se tornou bolsista da instituição por meio do Programa de Bolsas Líderes Estudar.

    “Tive acesso a uma rede de mentores e recursos que potencializaram meu desenvolvimento”, comenta o jovem.

    As inscrições para o programa deste ano estão abertas até o dia 6 de abril. Os interessados podem se candidatar por meio do formulário.

    Conheça programas de bolsas para estudar fora em 2025

    Tópicos