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    Abaixo da média, Brasil fica entre os piores em ranking global de matemática

    Esta é a primeira vez que o Brasil participa do ranking do Timss, que avalia o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental

    Tamiris Gomescolaboração para a CNN

    O Brasil está entre os piores países em ranking global que apresenta o desempenho de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental na área de matemática.

    De acordo com o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em inglês), divulgado nesta quarta-feira (4), no 8º ano, o Brasil ficou à frente apenas de Marrocos, com média de 378 pontos.

    São resultados piores que os apresentados por países como Irã, África do Sul e Malásia.

    No caso do 4º ano, o cenário brasileiro no aprendizado em matemática segue crítico. Entre os 58 países avaliados, o Brasil está na 55ª posição, à frente apenas de três participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul.

    Confira abaixo a comparação entre as médias internacionais e os resultados do Brasil:

    Matemática – 4º ano

    • Média interacional: 503
    • Brasil: 400

    Matemática – 8º ano

    • Média interacional: 478
    • Brasil: 378

    Nos dois casos, o Brasil está abaixo da média internacional, demonstrando uma compreensão básica de matemática.

    Desempenho por estado

    Rio Grande do Sul é o estado com as melhores médias de proficiência em matemática para os estudantes do 4º e 8º ano, de acordo com o estudo.

    O resultado mostrou que o estado gaúcho teve média de 455,4 na proficiência em matemática no 4º ano, acima da média nacional de 400. Em relação aos estudantes do 8º ano, o estado teve 414,3 pontos.

    Participação no ranking

    As provas do Timss são aplicadas a cada quatro anos, desde 1995. Esta é a primeira vez que o Brasil participa. Confira os rankings:

    Matemática – 4º ano

    1. Singapura – 615
    2. Taiwan – 607
    3. Coreia do Sul – 594
    4. Hong Kong – 594
    5. Japão – 591
    6. Macau – 582
    7. Lituânia – 561
    8. Turquia – 553
    9. Inglaterra – 552
    10. Polônia – 546
    11. Irlanda – 546
    12. Romênia – 542
    13. Holanda – 537
    14. Letônia – 534
    15. Noruega – 531
    16. República Checa – 530
    17. Suécia – 530
    18. Bulgária – 530
    19. Finlândia – 529
    20. Austrália – 525
    21. Alemanha – 524
    22. Dinamarca – 524
    23. Sérvia – 523
    24. Bélgica – 521
    25. Hungria – 520
    26. Portugal – 517
    27. Estados Unidos – 517  
    28. Chipre – 516  
    29. Eslováquia – 515
    30. Eslovênia – 514  
    31. Itália – 513  
    32. Armênia – 513  
    33. Albânia – 512  
    34. Canadá – 504  
    35. Espanha – 498  
    36. Emirados Árabes Unidos – 498  
    37. Geórgia – 498  
    38. Azerbaijão – 494  
    39. Nova Zelândia – 490
    40. Bélgica – 489  
    41. Cazaquistão – 487  
    42. França – 484  
    43. Montenegro – 477  
    44. Macedônia do Norte – 474
    45. Catar – 464  
    46. Bahrein – 462  
    47. Kosovo – 451  
    48. Bósnia e Herzegovina – 447  
    49. Chile – 444  
    50. Uzbequistão – 443  
    51. Jordânia – 427  
    52. Omã – 421  
    53. Irã – 420  
    54. Arábia Saudita – 420  
    55. Brasil – 400  
    56. Marrocos – 393  
    57. Kuwait – 382  
    58. África do Sul – 362  

    Matemática – 8º ano

    1. Singapura – 605
    2. Taiwan – 602
    3. Coreia do Sul – 596
    4. Japão – 595
    5. Hong Kong – 575
    6. Inglaterra – 525  
    7. Irlanda – 522
    8. República Checa – 518
    9. Suécia – 517  
    10. Lituânia – 514  
    11. Áustria – 512  
    12. Austrália – 509
    13. Turquia – 509  
    14. Hungria – 506  
    15. Finlândia – 504
    16. Noruega – 501
    17. Itália – 501
    18. Malta – 499  
    19. Romênia – 496
    20. Chipre – 494
    21. Emirados Árabes Unidos – 489
    22. Estados Unidos – 488
    23. Israel – 487
    24. Azerbaijão – 479
    25. França – 479
    26. Portugal – 475  
    27. Geórgia – 467
    28. Cazaquistão – 454
    29. Catar – 451
    30. Bahrein – 426
    31. Irã – 423
    32. Uzbequistão – 421
    33. Chile – 416  
    34. Omã – 411
    35. Malásia – 411  
    36. Kuwait – 399
    37. Arábia Saudita – 397  
    38. África do Sul – 397
    39. Jordânia – 388  
    40. Palestina – 382  
    41. Brasil – 378
    42. Marrocos – 378  

    O Timss é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). Os dados permitem comparações entre países ao longo do tempo, oferecendo uma visão global do desempenho educacional.

    O estudo também mostra os conhecimentos de estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental em ciências, além de analisar os contextos de aprendizagem.

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