5 filmes recentes que ajudam a estudar história para o vestibular
"Nada de Novo no Front" e "Assassinos da Lua das Flores" estão na lista


As férias escolares são um momento para descansar, não para estudar. Mas você sabia que existem formas de continuar aprendendo enquanto se diverte? Assistir a filmes é uma delas.
Existem obras que se passam na Primeira ou na Segunda Guerra Mundial e que ajudam a memorizar quais países participaram desses momentos, por exemplo, auxiliando no vestibular.
A CNN fez uma lista de cinco filmes recentes, em sua maioria, que podem servir para estudar história. Confira:
- Nada de Novo no Front (2022)
O filme mostra a história de um soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial, registrando como a euforia inicial se transformou em desespero. Afinal, a Alemanha saiu da guerra perdedora.
- Assassinos da Lua das Flores (2023)
O longa se passa em 1920, em Oklahoma, nos Estados Unidos, e mostra como a tribo indígena da etnia Osage se tornou alvo de crimes brutais cometidos por homens brancos. O motivo: petróleo em abundância no território indígena.
Com essa produção histórica também é possível fazer um paralelo com a situação de povos indígenas da atualidade.
- Zona de Interesse (2023)
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, “Zona de Interesse” mostra como o comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e sua família, vivem uma vida bucólica ao lado do campo de concentração.
Esse contraste entre uma família em segurança e pessoas torturadas durante o holocausto também pode ser uma referência nas redações dos vestibulares.
- Marighella (2021)
Carlos Marighella foi um político, escritor e guerrilheiro baiano que lutou contra a ditadura militar brasileira. O longa conta os últimos anos de vida de Marighella, fundador do grupo armado Ação Libertadora Nacional.
- Hotel Ruanda (2005)
O filme conta como Paul Rusesabagina, gerente do hotel Milles Collines, abrigou mais de 1.200 pessoas durante o genocídio de Ruanda, em 1994.
Apesar de ser uma obra mais antiga, vale a pena conferir para aprender sobre o conflito africano.