Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Volpon: Arcabouço não é viável com pacote sem harmonia de gasto e teto

    Economista analisa pacote de corte de gastos do governo e questiona sustentabilidade do arcabouço fiscal sem medidas harmonizadas

    Da CNN

    O colunista do CNN Money, Tony Volpon, comentou nesta quarta-feira (27) o anúncio do pacote de corte de gastos do governo pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, levantando questões sobre a viabilidade do novo arcabouço fiscal.

    Uma das medidas que chamou atenção foi a proposta de que, em caso de déficit primário, benefícios tributários não poderão ser anunciados ou prorrogados.

    Volpon considerou a medida positiva em princípio.

    “Acho até uma medida boa, quer dizer, realmente, tendo déficit primário não deveria estar aprovando mais corte de impostos, perda de receita”.

    No entanto, o analista expressou dúvidas sobre a efetiva implementação dessa regra na prática. Ele questionou como isso seria executado, considerando a perspectiva de déficit primário nos próximos anos e a possível pressão de lobbies no Congresso.

    Volpon criticou o que ele percebe como um padrão no estilo do atual governo e argumentou que o arcabouço fiscal não é sustentável sem uma abordagem mais abrangente que inclua tanto receitas quanto despesas.

    O analista enfatizou a necessidade de uma harmonização completa do gasto público, algo que, segundo ele, não foi contemplado neste conjunto de medidas anunciadas.

    Essa falta de harmonização, na visão de Volpon, compromete a viabilidade do arcabouço fiscal proposto pelo governo.

    Cesta de Natal deve ficar 9% mais cara este ano, aponta pesquisa

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos