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    Vendas no e-commerce atingem R$ 80 bilhões no primeiro semestre, diz associação

    Associação espera atingir faturamento de R$ 185,7 bilhões até o final do ano

    Resultado anual ainda vai depender da boa performance nas vendas com a Black Friday e o Natal
    Resultado anual ainda vai depender da boa performance nas vendas com a Black Friday e o Natal FG Trade via Getty Images

    Iasmin Paivada CNN

    São Paulo

    O faturamento das vendas em e-commerce alcançou a marca de R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgados nesta terça-feira (29).

    O valor acumulado nos primeiros seis meses deste ano representa um aumento de 2% na comparação com o mesmo período de 2022.

    Os segmento de eletrodomésticos, moda, alimentos e bebidas, eletrônicos, telefonia, casa e decoração e informática estão entre os destaques de vendas do período. Atualmente, as compras pela internet representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo a ABComm.

    Para a associação, a queda da taxa de juros e da inflação são alguns dos movimentos econômicos que contribuíram para o aumento de vendas, e ainda podem colaborar com esse crescimento.

    A ABComm espera que o varejo online acumule um faturamento de R$ 185,7 bilhões até o final de 2023.

    Em 2022, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões e revelaram o crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 460 por cliente.

    Contudo, o resultado ainda vai depender da boa performance nas vendas com a Black Friday e o Natal, segundo Mauricio Salvador, presidente da associação.

    “Essas datas são importantes para [as vendas no] segundo semestre”, pontua.

    Veja também: Reforma resolveria e-commerce