Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja fundos imobiliários recomendados por especialistas para investir em maio

    Levantamento do CNN Brasil Business considerou oito carteiras de bancos e corretoras

    Artur Nicocelido CNN Brasil Business , em São Paulo

    Com a redução nos casos de Covid-19, impulsionada pelo avanço da vacinação da população, a flexibilização abriu espaço para que shoppings apresentassem uma recuperação operacional expressiva e escritórios voltassem a operar presencialmente. Assim, os fundos imobiliários relacionados às lajes corporativas começaram a dar resultados positivos.

    Segundo especialistas consultados pelo CNN Brasil Business, em maio – assim como os últimos dois meses – fundos vinculados a espaços físicos devem se destacar frente aos FIIs de recebíveis ou de papel (que investem em títulos de renda fixa imobiliária).

    Caio Ventura, analista da Guide Investimentos, acredita que haverá maior alívio em relação às percepções de riscos de ativos reais, se comparado com alguns meses atrás – quando a pandemia ainda não dava sinais de arrefecimento.

    Por outro lado, Pedro Kluppel, sócio da Guardian Gestora, acredita que a decisão do Fed (banco central dos EUA) e do Copom (Comitê de Política Monetária) de subir a taxa de juros nos EUA e no Brasil, respectivamente, é um ponto que os investidores devem ficar atentos neste mês.

    Ao mesmo tempo que os juros maiores normalmente pressionam para baixo os preços da cota dos FIIs, algumas classes de fundo tendem a demonstrar uma maior resiliência a estes movimentos abruptos.

    Recentemente, em circunstâncias similares a esta, Kluppel lembra que os fundos imobiliários de papel se comportaram de maneira mais positiva diante das características dos ativos que possuem títulos indexados em Inflação e ao CDI.

    Ele destaca ainda que, se tiver uma grande notícia sobre a agenda eleitoral brasileira ou sobre o quadro fiscal do Brasil em maio, o cenário pode afetar o humor dos investidores e deixá-los mais avessos a riscos.

    Carteira de maio

    Para a carteira de fundos de maio do CNN Brasil Business, foram analisadas as indicações de oito corretoras e bancos: XP, Warren, Genial, Ativa, Guide, BTG Pactual, Órama e Terra Investimentos.

    Os fundos mais recomendados foram Capitania Securities II e Bresco Logística, com cinco indicações. Logo abaixo ficou o Kinea Rendimentos Imobiliários, com quatro recomendações.

    Saiba o que os analistas disseram sobre os FIIs com maiores recomendações para maio:

    Capitania Securities II

    Ticker: CPTS11

    Comentário: Guide

    Gostamos da estratégia de gestão ativa que o fundo propõe, tanto para alocação de recursos em CRIs, quanto para aquisição de ativos no mercado secundário (cotas de FIIs). O fundo conta com uma gestão dinâmica, multidisciplinar e de longo histórico no mercado imobiliário que oferece rentabilidade razoavelmente acima de seus principais pares do setor de recebíveis.

    Atualmente, o fundo possui 64% da carteira alocada em CRIs e 36% em cotas de fundos imobiliários. A exposição setorial da carteira é pulverizada, porém, possui maior exposição ao setor de shoppings (19%) e galpões logísticos (16%).

    Os riscos para o fundo são de insolvência de seus devedores, atrasos nos pagamentos, renegociações e pré-pagamentos, e performance negativa dos FIIs que possuem na carteira.

    Bresco Logística

    Ticker: BRCO11

    Comentário: Genial

    É o fundo da Bresco com foco na aquisição e locação de ativos logísticos estabilizados, o foco é em imóveis bem localizados e com boa qualidade construtiva e locação a inquilinos com qualidade de crédito pelo menos AA (br). Além disso, a gestão possui expertise para uma eventual expansão da ABL dos ativos do portfólio.

    O fundo possui 11 ativos da Bahia ao Rio Grande do Sul com 71% da sua ABL composta por imóveis last mile. Com relação à locação dos ativos, 58% dos contratos são na modalidade atípica com inquilinos como o Grupo Pão Açúcar, Whirlpool, DHL, BRF e Natura.

    Nossa recomendação do fundo se baseia na qualidade e localização do portfólio do fundo, além do trabalho de revitalização e melhorias que a gestão faz em seus ativos. Assim, esperamos uma melhora nos rendimentos a partir de maio de 2022, quando se estima que as melhorias serão entregues, além de manter a ocupação em níveis elevados.

    Kinea Rendimentos Imobiliários

    Ticker: KNCR11

    Comentário: BTG Pactual

    O KNCR11 é um dos maiores fundos do segmento de recebíveis e tem como estratégia adquirir papéis de empresas consolidadas em seus setores de atuação. Sendo assim, nossa recomendação para o fundo está pautada nos seguintes pilares: carteira de crédito pulverizada e de qualidade; excelente liquidez; e gestão especializada.

    O fundo possui um portfólio exposto principalmente a CRIs indexados à variação da taxa DI. Em termos dos devedores, o fundo possui exposição a grandes empresas, como Petrobras, BR Malls, Cyrela, MRV, JHSF, sendo as maiores posições atreladas aos segmentos de escritórios corporativos, shoppings centers e residencial.

    Os principais riscos do fundo são de crédito, pré-pagamento e mercado. A eventual insolvência dos devedores pode acarretar atrasos ou calote. O risco de pré-pagamento é quando a empresa recompra os títulos de dívida e toma novos papéis por taxas mais baratas. E, por fim, o risco de mercado, com flutuações no valor das cotas.

    Tópicos