Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ursula von der Leyen anuncia investimentos para Amazônia e produção de hidrogênio verde no Brasil

    Alemã teve reunião bilateral com o presidente Lula nesta tarde; entre os temas tratados estiveram as mudanças climáticas, a Floresta Amazônica e matrizes energéticas

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

    Danilo Moliternoda CNN

    São Paulo

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira (12) investimentos do bloco europeu para a preservação da Amazônia e produção de hidrogênio verde no Brasil.

    Ursula von der Leyen teve reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta tarde. Entre os temas tratados estiveram as mudanças climáticas, a Floresta Amazônica e matrizes energéticas.

    “A Floresta Amazônica é uma maravilha da natureza, o pulmão verde de nosso planeta, e é um aliado fundamental contra o aquecimento global. Então, queremos contribuir com € 20 milhões para o Fundo Amazônico. E os estados membros também devem contribuir”, disse a jornalistas após o encontro.

    Em sua fala, a presidente da Comissão Europeia fez comentários positivos sobre matriz energética brasileira e afirmou que o bloco “pode aprender muito com o Brasil”.

    “Fico muito satisfeita por lançarmos outro projeto, sobre hidrogênio verde. A Europa vai investir € 2 bilhões para apoiar a produção brasileira de hidrogênio verde, promovendo eficiência energética na sua indústria”, completou.

    Von der Leyen ainda acolheu o Brasil como sede da COP-30 e disse apoiar Lula no combate ao desmatamento da Amazônia e em favor do uso sustentável da terra.

    Para a alemã, com Lula à frente do país, é “chegada a hora de levar essas parcerias estratégicas a outro nível”.