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    Starbucks é condenada a pagar US$ 23 mi para ex-funcionária branca que processou empresa por discriminação

    Shannon Phillips, que trabalhava como gerente regional de diversas lojas, foi demitida após a prisão de dois homens negros em uma Starbucks da Filadélfia em abril de 2018

    Danielle Wiener-BronnerKristina Sguegliada CNN

    Um júri nos Estados Unidos decidiu na segunda-feira (12) a favor da ex-diretora regional da Starbucks, Shannon Phillips, que processou a empresa por demiti-la injustamente, alegando que foi demitida por ser branca.

    Phillips, que trabalhou para a Starbucks por cerca de 13 anos e administrou diversas lojas na região, foi demitida após a prisão de dois homens negros em uma Starbucks da Filadélfia em abril de 2018.

    O júri de Nova Jersey deu um veredicto de US$ 25,6 milhões, incluindo US$ 25 milhões por danos punitivos e US$ 600.000 em danos compensatórios, de acordo com Console Mattiacci Law, que representa Phillips. O júri decidiu por unanimidade após um julgamento de seis dias, disseram os advogados, observando que Phillips também buscará pagamento adiantado e atrasado.

    A Starbucks disse que está decepcionada com a decisão e está avaliando seus próximos passos, disse a porta-voz Jaci Anderson à CNN.

    O veredicto desta semana é o mais recente desenvolvimento de um incidente que provocou protestos e indignação. Em 2018, os dois homens foram convidados a deixar a cafeteria depois de se sentarem à mesa sem pedir nada. Os homens, que se recusaram a sair porque estavam esperando por um parceiro de negócios, foram escoltados para fora da cafeteria algemados depois que um gerente da loja os chamou à polícia.

    Em um processo aberto pela primeira vez em 2019, Phillips disse que a empresa a discriminou por causa de sua cor quando foi demitida.

    A denúncia de 2019 dizia que, após a prisão, a Starbucks “tomou medidas para punir os funcionários brancos que não estiveram envolvidos nas prisões, mas que trabalhavam na cidade de Filadélfia e arredores, em um esforço para convencer a comunidade de que havia respondido adequadamente aos incidente.”

    Phillips, que na época supervisionava áreas como a Filadélfia, disse que a Starbucks ordenou que ela colocasse um funcionário branco em licença administrativa como parte desses esforços, devido a uma suposta conduta discriminatória que Phillips disse saber ser imprecisa. Depois que Phillips tentou defender a funcionária, a empresa a dispensou, disse ela.

    O motivo da rescisão, de acordo com a denúncia, foi que “a situação não é recuperável”. A queixa argumentava que isso era “um pretexto para discriminação racial”, acrescentando que a “raça de Phillips era um fator motivador e/ou determinante no tratamento discriminatório [da Starbucks]”.

    A Starbucks, que negou as acusações na época, disse em um processo judicial de 2021 que, após o incidente, “líderes seniores e membros da Partner Resources observaram a Sra. Phillips demonstrar uma completa ausência de liderança durante esta crise”.

    A empresa argumentou que Phillips “parecia sobrecarregada e não tinha consciência de quão crítica a situação havia se tornado”. O gerente de Phillips finalmente decidiu demiti-la “porque uma liderança forte era essencial naquela época”, de acordo com o documento.

    Uma crise para a Starbucks

    O incidente de 2018 foi uma grande crise de relações públicas para a empresa. Após as prisões, a Starbucks tomou várias medidas para tentar aliviar a situação.

    O então CEO Kevin Johnson pediu desculpas, dizendo que o que aconteceu foi “deplorável” e prometeu fazer as mudanças necessárias para garantir que algo parecido não aconteça novamente.

    A Starbucks logo mudou sua política para permitir que as pessoas usassem os banheiros da Starbucks e passassem algum tempo nas lojas, mesmo que não tivessem feito nenhuma compra. A rede de cafés também fechou cerca de 8.000 lojas próprias durante uma tarde para um treinamento antipreconceito obrigatório para cerca de 175.000 funcionários.

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