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    Regulador dos EUA abre investigação sobre segurança de carros autônomos da GM

    Incidentes envolvendo veículos da Cruise são investigados por múltiplos órgãos

    Carro autônomo Cruise, da GM, em San Francisco
    Carro autônomo Cruise, da GM, em San Francisco REUTERS/Heather Somerville

    de Reuters

    A Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Estradas dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês), o órgão regulador automotivo do país, abriu uma investigação para saber se a unidade autônoma da General Motors, Cruise, tomou precauções suficientes com seus veículos autônomos para proteger pedestres.

    O regulador disse que seu Escritório de Investigação de Defeitos recebeu dois relatórios da Cruise sobre incidentes em que pedestres ficaram feridos e identificou mais dois incidentes por meio de vídeos postados em sites públicos.

    A NHTSA disse que os relatórios incluem veículos autônomos Cruise “avançando contra pedestres presentes ou entrando nas vias, incluindo em faixas de pedestres, nas proximidades do caminho pretendido para os veículos”.

    “Isso pode aumentar o risco de colisão com um pedestre, o que pode resultar em ferimentos graves ou morte”, acrescentou a agência.

    Um porta-voz da Cruise disse que a empresa se comunica regularmente com o órgão regulador e “tem cooperado consistentemente com cada um dos pedidos de informação da NHTSA – associados a uma investigação ou não – e (planeja) continuar a fazê-lo”.

    Conheça a Cruise e outras empresas que desenvolvem veículos autônomos

    Há pouco mais de duas semanas, um veículo da Cruise se envolveu em um acidente na cidade de São Francisco, nos EUA.

    Um pedestre foi arremessado para a pista do lado após ser atropelado por um motorista que fugiu da cena.

    Ao cair na faixa adjacente, o pedestre foi atropelado uma segunda vez por um robô-táxi da Cruise, que não conseguiu parar a tempo de evitar o acidente.

    Autoridades dos EUA e da Califórnia disseram que estavam conversando com a Cruise sobre o caso.

    Em agosto, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia disse que estava investigando incidentes envolvendo carros da Cruise em São Francisco, depois que um robo-táxi da empresa se envolveu em um acidente com um veículo de emergência.

    A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia votou em agosto para permitir que os robo-táxis da Cruise e da Waymo operassem 24 horas por dia, apesar da forte oposição dos residentes e agências municipais.

    Veja também: Motorista fere lei ao “dormir” dirigindo carro autônomo

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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