Novo PAC prevê investimentos para a COP30, diz Lula
Programa de investimento em infraestrutura será oficialmente anunciado no dia 11 de agosto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (3) que um projeto de investimentos para a COP30, que será realizada na cidade de Belém em 2025, estará dentro da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ser anunciado em 11 de agosto, no Rio de Janeiro.
Em entrevista à rádios da Amazônia, Lula reiterou que o objetivo da realização do evento internacional sobre o clima na capital do Pará é apresentar ao mundo a Floresta Amazônica e mostrar às autoridades as necessidades das pessoas que moram na região.
Novo PAC
A nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) projeta um plano de investimentos em infraestrutura voltadas para a política de “neoindustrialização” do país e a área social.
O Novo PAC se inspira nas versões anteriores do Programa de Aceleração do Crescimento, uma das principais bandeiras dos governos Lula e Dilma Rousseff (PT).
O plano de investimentos deve englobar mais de mil projetos e adotar políticas de conteúdo nacional como exigência. O programa deve ser divido em sete eixos:
- Transportes
- Transição e segurança energética
- Infraestrutura urbana
- Infraestrutura social
- Inclusão digital e conectividade
- Água para todos
- Defesa
Com a proposta, o governo busca restabelecer a exigência de conteúdo nacional em projetos do plano. A medida é um resgate das primeiras versões do PAC — quando havia percentuais mínimos a serem cumpridos para o fornecimento de itens “made in Brazil”.
Estão em estudo novas exigências de conteúdo nacional em áreas como saúde, defesa, energia (placas fotovoltaicas e componentes eólicos), infraestrutura (material rodante e maquinário).
Na última quarta-feira (2), o presidente Lula afirmou que o Novo PAC será oficialmente anunciado no próximo dia 11.
Veja também: Especialista em energia da CNN comenta inclusão da Petrobras no Novo PAC
*Com informações da Agência Reuters