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    Nova picape Ramcharger pode ser opção para quem quer se adaptar a veículos elétricos

    Veículo funciona com a tecnologia "híbrido em série", utilizando motor a gasolina sob o capô, e pode ficar mais barato que outros carros da Stellantis

    a principal diferença é que o motor de 3,6 litros e 6 cilindros do Ramcharger não está conectado, de forma alguma, às rodas do caminhão.
    a principal diferença é que o motor de 3,6 litros e 6 cilindros do Ramcharger não está conectado, de forma alguma, às rodas do caminhão. Stellantis

    Peter Valdes-Dapenada CNN

    A nova picape Ramcharger da Stellantis, que deverá estar à venda no final de 2024, será uma caminhonete “elétrica”, afirma a empresa. Mas, na verdade, o veículo será um híbrido, com motor a gasolina sob o capô.

    O modelo será vendido junto a Ram REV, a verdadeira caminhonete totalmente elétrica da empresa.

    Tim Kuniskis, presidente da marca de caminhonetes Ram da Stellantis, insistiu durante uma coletiva de imprensa que a picape 1500 Ramcharger não é um híbrido plug-in.

    Segundo Kuniskis, a principal diferença é que o motor de 3,6 litros e 6 cilindros do Ramcharger não está conectado, de forma alguma, às rodas.

    Ele está conectado apenas a um gerador que pode carregar as baterias e, em algumas situações, enviar energia para os motores elétricos, que acionam as rodas.

    Híbrido em série

    Essa configuração é conhecida como “híbrido em série”.

    O funcionamento é diferente do “híbrido paralelo” mais comum, no qual o motor a gasolina pode acionar diretamente as rodas, como em um Toyota Prius.

    O Chevrolet Volt, produzido até 2019, era praticamente um híbrido de série, assim como o Fisker Karma e outros modelos diesel-elétricos.

    Com baterias totalmente carregadas, o Ramcharger pode viajar até 145 milhas (cerca de 230 km) sem depender de gasolina.

    Isso é muito mais do que a maioria dos híbridos plug-in disponíveis no mercado. A maioria só consegue percorrer cerca de 30 ou 40 milhas com carga total antes de precisar usar gasolina.

    Com uma bateria totalmente carregada e um tanque completo, o Ramcharger deve dirigir um total de cerca de 690 milhas (mais de 1.100 km) antes de precisar recarregar ou reabastecer, de acordo com Stellantis.

    Em termos de autonomia total, é semelhante a veículos híbridos não plug-in bem menores e mais leves, como o Hyundai Sonata e o Toyota Camry.

    Além disso, o Ram pode usar carregadores rápidos DC para recarregar rapidamente suas baterias. A maioria dos híbridos plug-in não pode usar carregadores rápidos, que podem adicionar 100 milhas (cerca de 160 km) de autonomia em apenas alguns minutos.

    Anteriormente, a Ram revelou um modelo exclusivamente elétrico, o Ram REV, que também estará à venda no final do próximo ano.

    Esse modelo será capaz de viajar até 500 milhas (cerca de 804 km) com carga total, mas não possui o motor a gasolina do Ramcharger.

    A empresa está vendendo o Ram REV e o Ramcharger para deixar outro produto à venda para pessoas que desejam comprar uma picape elétrica, mas que ainda estão preocupadas com a ansiedade de autonomia, disse Kuniskis.

    “Há tantas vantagens em um veículo elétrico à bateria. Mas há certas coisas que estão atrasando as pessoas. E se posso dizer que as coisas que estão atrasando você são o tempo de carregamento, a ansiedade de autonomia e a infraestrutura, você não precisa se preocupar com isso”, disse ele.

    O caminhão híbrido e elétrico da Ram entrará no mercado muito depois de os concorrentes terem sido colocados à venda. O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, disse que queria usar o atraso em benefício da Ram, já que seria capaz de ver o que os consumidores pensam de outras picapes elétricas.

    A Ford e a General Motors, que têm modelos elétricos à venda, reduziram recentemente ou atrasaram o aumento da produção. Os elétricos, em geral, têm sido vendidos com grandes descontos nos últimos meses, indicando que os consumidores podem ficar desanimados com os preços relativamente elevados destas primeiras picapes movidas à bateria.

    Embora a Stellantis não tenha anunciado o preço de nenhum dos dois modelos elétricos, Kuniskis deu a entender que os preços do Ramcharger poderiam ser mais baixos do que os do Ram REV, uma vez que o caminhão com autonomia estendida tem uma bateria menor. As baterias são a parte mais cara de um veículo elétrico.

    O Ramcharger é acionado por dois motores elétricos, um alimentando as rodas dianteiras e o outro as traseiras, dando ao caminhão tração nas quatro rodas. Combinados, os dois motores podem produzir até 663 cavalos de potência e 615 libras-pés de torque, uma medida de força de tração.

    Isso representa 268 cavalos de potência e 172 libras-pés a mais do que uma picape Ram movida a gasolina com um motor V8.

    Como o motor a gasolina do Ramcharger não está mecanicamente conectado às rodas, não há transmissão ou eixos de tração sob a cabine de passageiros, o Ramcharger tem o mesmo piso interno plano que o Ram REV.

    Isso permite mais espaço interno para conforto e para armazenamento adicional. A maioria dos caminhões movidos a gasolina tem uma saliência no assoalho para permitir espaço para esses componentes mecânicos.

    Veja também: Entenda os modelos de privatização usados no Brasil

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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