Varejista americana corta preços, vende mais, ações sobem; entenda
As vendas da Target em lojas abertas há pelo menos um ano aumentaram 2% no último trimestre, e seu lucro disparou 36%
As vendas da Target aumentaram pela primeira vez em um ano, quebrando uma grande sequência de perdas. É o sinal mais recente de que os consumidores dos EUA ainda estão gastando em lojas – desde que os compradores acreditem que essas lojas estão oferecendo um bom valor.
As vendas da Target em lojas abertas há pelo menos um ano aumentaram 2% no último trimestre, e seu lucro disparou 36%. As ações da empresa ( TGT ) subiram 13% no pregão de pré-mercado.
A Target foi impulsionada por cortes de preços. A empresa cortou os preços de 5.000 itens comprados com frequência nas lojas para atrair clientes. Essa estratégia funcionou. O tráfego de pedestres nas lojas da Target aumentou 3% durante o trimestre, e os compradores gastaram em produtos discricionários, como roupas.
“Os consumidores estão mostrando resiliência à medida que continuam buscando valor e focando em itens essenciais, enquanto gastam seletivamente em itens discricionários”, disse Joseph Feldman, analista do Telsey Advisory Group, em uma nota recente aos clientes.
Ainda assim, a Target sinalizou uma perspectiva cautelosa para o resto do ano, um sinal de que espera que os consumidores gastem com cuidado. A Target espera que as vendas aumentem em até 2% este ano, mas disse que provavelmente ficariam abaixo disso.
Quebrando uma sequência de derrotas
O aumento nas vendas da Target no último trimestre interrompe quatro trimestres consecutivos de queda nas vendas da rede.
As vendas e os lucros da Target aumentaram durante o auge da pandemia em 2020 e continuaram assim até 2023. Mas a Target enfrentou dificuldades no ano passado.
Na quarta-feira, as ações da Target estavam estáveis no ano, atrás do S&P 500.
A principal base de clientes de classe média da Target foi afetada pelos preços mais altos e deixou de comprar bens de consumo como decoração para casa, eletrônicos e roupas não essenciais em favor de mantimentos e itens essenciais do dia a dia.
A Target também caiu por causa de seu mix de produtos e preços mais altos em comparação a rivais como o Walmart.
A rede estoca mais mercadorias não essenciais em comparação a concorrentes como Walmart e Costco. Mais da metade das mercadorias da Target são discricionárias. A Target nos últimos anos adicionou mais alimentos e itens essenciais às suas lojas, mas ainda está atrás do Walmart, que obtém cerca de metade das vendas de mantimentos.
As vendas do Walmart nos EUA em lojas abertas há pelo menos um ano aumentaram 4,2% no último trimestre.
Enquanto os consumidores estão gastando no Walmart e no Target, eles estão cortando gastos em outros lugares.
Starbucks e McDonald’s estão em dificuldades, pois as pessoas rejeitam os preços mais altos de fast-food em favor de refeições caseiras. Home Depot e Lowe’s também registraram declínios nas vendas, pois os americanos assumem menos grandes projetos de reforma de casas.