Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vale assina acordo definitivo para vender participação na Indonésia

    Vale Canada receberá aproximadamente US$ 160 milhões em dinheiro após fechamento da transação

    Vista aérea de mina de níquel da Vale em Sorowako, Indonésia
    Vista aérea de mina de níquel da Vale em Sorowako, Indonésia REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana/Arquivo

    A Vale informou nesta segunda-feira (26) que a Vale Canada, a estatal de mineração da Indonésia MIND ID e japonesa Sumitomo Metal Mining assinaram um acordo definitivo sobre a venda de uma participação de 14% na mineradora de níquel Vale Indonesia.

    A Vale Canada receberá aproximadamente US$ 160 milhões em dinheiro após o fechamento da transação, o que deve acontecer antes do final de 2024, após o cumprimento das condições habituais de fechamento, disse a empresa em comunicado.

    O desinvestimento é uma condição fundamental para a extensão da permissão de mineração da Vale Indonesia para além de 2025, já que investidores estrangeiros no país são obrigados a transferir 51% de suas participações combinadas para compradores locais após um determinado período de operação.

    Em novembro, a Vale Canada e a Sumitomo assinaram um acordo inicial para vender as ações à MIND ID. Após a conclusão, a MIND ID se tornará a maior acionista da Vale Indonésia, com sua participação aumentando de 20% para 34%.

    A Vale Canada deterá 33,9% e a Sumitomo 11,5%, ante fatias anteriores de 43,79% e 15,03%, respectivamente. Aproximadamente 20,6% continuarão a ser negociados publicamente na Bolsa de Valores da Indonésia.