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    Tesla omite meta de entregar 20 milhões de carros por ano de seu relatório de impacto

    Elon Musk, Presidente da companhia, tinha dito em 2020 que a Tesla aspirava vender 20 milhões de veículos até o fim da década

    16/06/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes

    A Tesla deixou a sua meta de entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030 de fora do seu último relatório de impacto, publicado nesta quinta-feira (23), em mais um sinal de que a montadora está moderando suas ambições em relação a automóveis enquanto muda o foco para os robotáxis.

    O presidente-executivo da companhia, Elon Musk, havia dito em 2020 que a Tesla aspirava vender 20 milhões de veículos até o final da década atual – o dobro dos vendidos pela Toyota, a maior montadora do mundo.

    “Nossa meta é fazer e entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030. Para atingir essa meta, precisamos tornar nossos produtos ainda mais acessíveis”, disse a Tesla em seu relatório de impacto de 2022, reiterando a meta.

    Mas a empresa mudou de rumo recentemente, abandonando os planos de produzir um modelo totalmente novo que custaria US$ 25 mil, ao mesmo tempo que apregoava a tecnologia de condução autônoma como seu principal motor de crescimento.

    A empresa planeja realizar um evento de lançamento de seu robotáxi em 8 de agosto.

    A mudança de estratégia, relatada pela primeira vez pela Reuters em abril, significa que a Tesla planeja usar as linhas de produtos atuais para novos veículos acessíveis.

    Uma medida que resultaria em uma redução de custos menor do que o esperado e em um crescimento modesto de volume.

    “Uma proporção saudável da meta da Tesla para 2030 teria sido a promessa de longa data da empresa de lançar carros acessíveis na marca de US$ 25 mil”, disse Sandeep Rao, pesquisador sênior da Leverage Shares, que possui ações da Tesla.

    “Embora a empresa atualmente prometa introduzir modelos ‘mais acessíveis’ no futuro, isso não significa necessariamente que carros custando US$ 25 mil serão lançados.”

    As ações da Tesla recuavam 1,5% nesta tarde.

    A desaceleração no crescimento da procura por veículos elétricos e a concorrência acirrada atingiram a procura pelos veículos da Tesla.

    As suas vendas cresceram 38% em 2023, abaixo da meta de aumento de longo prazo de 50% e Musk alertou em janeiro que o crescimento nas entregas seria notavelmente menor este ano.

    Em uma tentativa de reestruturação, a Tesla despediu mais de 10% do seu pessoal este ano, incluindo a dissolução da equipa Supercharger.

    O relatório de impacto de 2023 também mostrou que a rede de carregamento rápido da Tesla teve um tempo de atividade de 99,97%, o mais alto em pelo menos cinco anos.

    No entanto, alguns analistas alertaram que o desempenho da divisão poderá ser prejudicado pelas demissões em massa.

    A Tesla também não comparou a diversidade dos seus trabalhadores com a de outras empresas no relatório e já não afirma que a maioria dos seus funcionários pertence a grupos subrepresentados.