Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tesla negocia construção de fábrica na Tailândia, diz funcionário do governo

    Governo ofereceu à montadora uma instalação 100% verde

    Kocha OlarnManveena Surida CNN , Hong Kong/Bangkok

    A Tesla está em negociações com o governo tailandês para construir uma unidade de produção no país, disse o gabinete do primeiro-ministro à CNN na terça-feira (5).

    O governo ofereceu à Tesla uma instalação 100% verde, segundo Prommin Lertsuridej, secretário-geral do primeiro-ministro, que acrescentou: “Estamos em negociações com eles”.

    De acordo com Prommin, os representantes da Tesla visitaram a Tailândia pela última vez em novembro, mesmo mês em que o primeiro-ministro Srettha Thavisin visitou a Gigafactory da gigante de veículos elétricos em Fremont, Califórnia.

    A CNN entrou em contato com Tesla para comentar.

    Em comunicado postado no X, antigo Twitter, em 14 de novembro, Srettha disse que teve uma “grande discussão sobre colaborações futuras” em veículos elétricos e energia limpa.

    “Espero que esta colaboração consolide a Tailândia como o centro dos veículos elétricos e das energias renováveis ​​nos próximos anos”, escreveu o primeiro-ministro. “Estamos ansiosos para ver mais presença da Tesla em nosso país.”

    A fabricante de veículos elétricos enfrenta forte concorrência na Tailândia de empresas como a rival chinesa BYD, que ultrapassou a Tesla para se tornar a maior empresa de carros elétricos do mundo no último trimestre de 2023.

    A Tailândia obteve compromissos no valor de mais de 150 bilhões de baht (R$ 20,75 bilhões) de investidores chineses e japoneses para desenvolver as suas cadeias de fornecimento de veículos elétricos no país, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

    A Tesla possui atualmente uma fábrica na Ásia, localizada em Xangai. Essa é a maior fábrica de automóveis da Tesla fora dos Estados Unidos e foi responsável pela maior parte de suas entregas globais no ano passado.

    Em junho passado, o CEO Elon Musk disse que a Tesla pretendia investir em outro país asiático, a Índia, “assim que for humanamente possível”, após uma reunião com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi em Nova York. Mas os detalhes foram escassos até agora.

    Tópicos