Tesla corta equipe responsável por carregadores de veículos elétricos
Montadoras foram pegas de surpresa após terem adotado tecnologia da Tesla como padrão de carregamento
A Tesla demitiu repentinamente a equipe que administra seu negócio de carregamento de veículos elétricos (EVs), levantando dúvidas sobre o futuro de uma das maiores redes de carregamento dos Estados Unidos, que outras montadoras – como General Motors e Ford – disseram que também usarão.
Em postagens nas redes sociais na terça-feira (30), vários funcionários da Tesla confirmaram as demissões, relatadas pela primeira vez pelo The Information.
A Tesla “demitiu toda a nossa organização de cobrança”, escreveu William Navarro Jameson, líder de programas de cobrança estratégica da Tesla, no X.
A falta de infraestrutura de carregamento é uma das principais barreiras à adesão ampla de EVs, e a extensa rede de “Superchargers” da Tesla tem sido há muito tempo um importante ponto de venda para os seus veículos.
Até recentemente, essa rede só podia ser utilizada por veículos Tesla.
Concorrentes pegos de surpresa
Em uma postagem no LinkedIn, Lane Chaplin, gerente sênior da divisão de carregamento da Tesla, escreveu: “No meio da noite, descobri, junto com todos os meus colegas Tesla Global Charging, que a organização Tesla Charging não existe mais.”
Após um convite do CEO da Tesla, Elon Musk, praticamente todas as grandes montadoras dos Estados Unidos se comprometeram a tornar seus veículos elétricos compatíveis com a tecnologia de carregamento da Tesla, agora conhecida como Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS).
Em resposta, os principais fornecedores de carregamento de EV, como Electrify America e EVgo, também anunciaram que começarão a construir carregadores com cabos NACS.
“O que isso significa para a rede de carregamento, o NACS e todo o trabalho emocionante que estávamos realizando em toda a indústria, ainda não sei”, escreveu Jameson em seu post.
A Tesla não respondeu ao pedido de comentário da CNN. Musk disse no X na terça-feira que a empresa “ainda planeja expandir a rede Supercharger, apenas em um ritmo mais lento para novos locais e mais foco em 100% de tempo de atividade e expansão dos locais existentes”.
Em comunicado compartilhado com a CNN, a Electrify America reiterou seus planos de disponibilizar carregadores NACS no próximo ano.
A General Motors disse que seus planos de transição para o NACS permanecem inalterados.
“Continuamos monitorando a situação em relação às mudanças na equipe do Supercharger e aos possíveis impactos”, acrescentou a empresa em comunicado.