Stellantis e Leapmotor descartam plano de 2º elétrico na Polônia
Mudança nos planos de produção da é após China às montadoras do país para suspenderem grandes investimentos na Europa por apoiarem tarifação extras sobre elétricos chineses, disseram as fontes
A Stellantis e sua parceira chinesa Leapmotor descartaram plano de fabricarem um segundo carro elétrico na Polônia, disseram à agência Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.
Em vez disso, a joint venture está considerando usar uma fábrica da Stellantis em Eisenach, na Alemanha, que produz modelos da Opel, e sua fábrica de Trnava, na Eslováquia, como locais de produção alternativos para o crossover elétrico B10, disse uma das fontes.
Stellantis e Leapmotor não comentaram o assunto.
A mudança nos planos de produção da joint venture foi feita depois que o governo chinês disse às montadoras para suspenderem grandes investimentos em países europeus que apoiaram a imposição de tarifas extras sobre os veículos elétricos fabricados na China, disseram as fontes.
As montadoras chinesas foram informadas em uma reunião com o Ministério do Comércio da China em 10 de outubro que deveriam pausar seus planos de investimento em larga escala nos países da União Europeia que haviam apoiado a proposta de tarifas, informou a Reuters anteriormente.
Leapmotor e Stellantis exibiram o elétrico B10 no Salão do Automóvel de Paris quatro dias após a reunião, em uma estreia em 14 de outubro que ambas as montadoras saudaram como um marco em sua parceria.
A Polônia está entre os 10 membros da UE que apoiaram a decisão do bloco de países de impor tarifas de até 45% sobre os veículos elétricos fabricados na China.
Cinco membros da UE, incluindo a Alemanha e a Eslováquia, se opuseram às tarifas, e 12 outros Estados membros se abstiveram da votação para aprovar as tarifas, que entraram em vigor em 30 de outubro.
A fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, tem produzido o elétrico compacto T03 com componentes enviados da China. Não ficou imediatamente claro se a montagem do T03 também estava sendo analisada.
A produção na Alemanha, uma opção em consideração para o novo veículo elétrico da joint venture, seria mais cara do que na Polônia em termos de custos e mão de obra, disse a primeira fonte.
A Leapmotor disse que o B10 é o primeiro de uma série de veículos elétricos que serão lançados e projetados para mercados fora da China, incluindo a Europa, onde as vendas começaram em setembro.
A Stellantis possui uma participação de 51% na joint venture. A Leapmotor possui os 49% restantes.