Stella Artois “escala” David Beckham como garoto propaganda para aumentar vendas
Valores para aparição do astro inglês nas propagandas não foram revelados
A Stella Artois, marca quase centenária, não está imune às dificuldades enfrentadas pelas vendas de cerveja. Então, a empresa está recrutando uma das personalidades mais reconhecíveis do mundo para participar das propagandas e ajudar a lager a retornar ao seu antigo esplendor: David Beckham.
Na terça-feira (12), a marca da Anheuser-Busch InBev apresentou o ex-superastro do futebol como o novo rosto de sua cerveja, nomeando Beckham como seu “embaixador oficial” para a Stella Artois.
Seu primeiro objetivo é estrelar um comercial de TV. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
A InBev provavelmente espera que o charme de Beckham revigore a Stella Artois, que perdeu participação de volume em quatro dos últimos cinco anos nos EUA.
Isso ocorre à medida que os consumidores mudaram suas preferências de marcas ligadas à Stella para outras cervejas e até mesmo destilados. No ano passado, as vendas nos EUA da lager caíram cerca de 3%, de acordo com a Bump Williams Consulting.
“Faz sentido que eles possam querer recorrer a ‘um Superstar’ internacional para tentar dar nova vida a uma cerveja que se posiciona como uma marca de estilo de vida quase europeia, mesmo sendo fabricada nos EUA”, disse Bryan Roth, analista da Feel Goods Company e editor do boletim informativo sobre bebidas alcoólicas, Sightlines, à CNN.
Por que David Beckham?
Beckham foi escolhido porque ele é “o símbolo dos valores premium”, um traço que a cerveja quer manter, de acordo com Richard Oppy, vice-presidente de marcas globais da A-B InBev.
Oppy disse que Beckham tem um “amor autêntico” pela Stella Artois e que a parceria também ajudaria os negócios do ex-futebolista, que incluem acordos com marcas de luxo como Tudor Watches, Maserati e Nespresso. Ele e sua esposa, Victoria Beckham, valem mais de US$ 500 milhões (R$ 2,5 bilhões, na cotação atual), segundo relatos.
“Como indivíduo que viveu em muitos lugares e prosperou em muitas indústrias diferentes, David está começando um novo capítulo centrado em sua família, viagens, culinária e nos momentos que valem mais”, disse Oppy à CNN. “Este foi o momento perfeito para unir nossas forças e trazer essa energia à vida no palco global.”
Além de assinar com Beckham, Oppy disse que a InBev tem planos ambiciosos de crescimento para a Stella Artois, buscando uma melhora nas vendas. O executivo quer realizar concursos para os fãs jantarem com celebridades “fascinantes” (o evento do ano passado incluiu Matt Damon e Zoe Saldana) e patrocinar eventos esportivos de alta qualidade, como Wimbledon e Roland-Garros.
Beckham se junta ao colega Lionel Messi no portfólio de embaixadores da InBev. O astro do Inter Miami CF, que joga pelo time da Major League Soccer que Beckham é sócio, participou recentemente do comercial da Michelob Ultra no Super Bowl.
Resultados mistos para a Stella
A InBev recentemente relatou receitas recordes para 2023, graças, em parte, aos aumentos de preços e fortes vendas internacionais.
No entanto, o resultado das vendas foi fraco na América do Norte, já que a receita despencou mais de US$ 1,4 bilhão (R$ 6,9 bilhões), devido a uma forte queda nas vendas da Bud Light.
O momento do anúncio de Beckham também coincide com os varejistas prestes a reorganizar seus espaços nas prateleiras para o verão, quando o consumo de cerveja geralmente aumenta.
A Bud Light está perdendo espaço nas prateleiras, segundo teleconferência de ganhos da InBev, mas isso está dando uma oportunidade para suas outras marcas, como a Michelob Ultra e a Stella Artois.
“Beckham certamente dá à Stella Artois o tipo de reconhecimento de alto nível com o qual a InBev historicamente contou para chamar a atenção”, disse Roth, da Sightline.
“Quem sabe se isso reverteria as vendas nos EUA, mas se essas marcas já estão crescendo em mercados estrangeiros, adicionar um dos homens mais famosos do planeta alimenta esse crescimento.”
Roth acredita que a parceria da InBev com Messi “foi uma porta de entrada para [Stella Artois] se concentrar em pessoas mais reconhecíveis fora da América”, como evidenciado pelos ganhos da empresa que mostraram suas populares cervejas americanas crescendo mais rapidamente internacionalmente em relação ao doméstico.