Southwest Airlines anuncia demissão de 15% de sua força corporativa
A companhia aérea sofreu um golpe financeiro após um colapso operacional causar o cancelamento de 16.700 voos no final de dezembro


A Southwest Airlines disse na segunda-feira (17) que cortará 15% de sua força de trabalho corporativa, ou 1.750 pessoas — as primeiras demissões em massa na história da empresa.
Os cortes começarão em abril e incluirão a liderança sênior, anunciou a empresa. Onze cargos de liderança sênior, que incluem vice-presidentes e acima, serão eliminados.
A Southwest disse que espera que as demissões economizem à empresa US$ 210 milhões neste ano e US$ 300 milhões em 2026. Ela espera uma cobrança única entre US$ 60 milhões e US$ 80 milhões para custos como indenizações.
“À medida que continuamos a trabalhar juntos para transformar nossa empresa, uma área de foco intenso será maximizar eficiências e minimizar custos”, disse o CEO da Southwest, Bob Jordan, em uma nota aos funcionários na segunda-feira. Jordan chamou as demissões de “uma mudança muito difícil e monumental”.
A Southwest teve alguns anos caóticos. Investidores ativistas apontaram no ano passado que o preço das ações da transportadora caiu mais de 50% em relação ao início de 2021. Ela superou as expectativas dos analistas em seus últimos lucros divulgados em janeiro, mas isso foi devido ao aumento das tarifas aéreas.
Em junho de 2024, o fundo de hedge Elliott Investment Management adquiriu uma participação de US$ 1,9 bilhão na transportadora, solicitando uma reformulação da liderança e das operações alguns meses depois.
A empresa começou o ano com um novo diretor financeiro, Tom Doxey, que mais recentemente foi presidente da Breeze Airways. A antiga diretora financeira da Southwest, Tammy Romo, e a diretora administrativa Linda Rutherford se aposentarão de seus cargos em abril de 2025.
A reformulação vai além da liderança corporativa. A Elliott Investment também pressionou por mudanças que levaram à reversão da política de assentos abertos da companhia aérea para assentos atribuídos.
Os assentos atribuídos permitem que a companhia aérea cobre mais por assentos premium.
A Southwest sofreu um golpe financeiro depois que um colapso operacional causou o cancelamento de 16.700 voos na movimentada semana de viagens de fim de ano do final de dezembro.
Os funcionários da companhia aérea culparam o software de agendamento de pessoal antiquado que tornou suas operações difíceis de se recuperar do mau tempo sazonal.
Ainda em 2021, a empresa se gabava de nunca ter tido demissões. “Tudo isso leva a um forte desejo de cuidar muito bem de nosso pessoal e, então, por sua vez, de nossos clientes. É por isso que nunca tivemos uma demissão”, disse o ex-CEO Gary Kelly em uma entrevista de 2021 no Yahoo Finance.