Reunião de empresários com argentinos ocorrerá em 90 dias, diz presidente da Apex
À CNN, Jorge Viana, ex-governador do Acre, confirmou intenção de realizar rodada de negócios entre empresários para retomada de relações
Em entrevista à CNN nesta terça-feira (24), Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e ex-governador do Acre, disse que será realizada uma “rodada de negócios entre empresários” do Brasil e da Argentina em até 90 dias.
“A ideia é que, em até 90 dias, tenhamos uma rodada de negócios entre empresários brasileiros e argentinos, visando criar um ambiente de negócios para os próximos 4 anos, já que tem uma decisão política dos governos de trabalharem juntos”, declarou ele.
“A Apex vai organizar a realização dessa rodada ao lado do Ministério de Indústria e Comércio, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckimin. É um sentido prático dessa viagem.”
Viana acompanha a comitiva brasileira na Argentina, a primeira viagem internacional do terceiro mandato de Lula.
Segundo ele, a Argentina, hoje, tem grande interesse em ter financiamento do Brasil em exportações de componentes para a construção do gasoduto Vaca Muerta, em Neuquén. Em troca, os brasileiros teriam duas fontes de fornecimento de gás natural, a contar com o Gasoduto Bolívia-Brasil, também conhecido como Gasbol.
“Essa é a prioridade do governo argentino na retomada de relações econômicas e políticas”, disse ele, que chegou a mencionar um afastamento entre os países durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.