Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rede de supermercados Dia entra com pedido de recuperação judicial no Brasil

    Decisão veio uma semana depois que a companhia anunciou fechamento de 343 lojas no país

    Rede conta com 343 lojas e 3 armazéns no país
    Rede conta com 343 lojas e 3 armazéns no país Divulgação

    Da CNN

    A rede espanhola de supermercados Dia anunciou nesta quinta-feira (21) que decidiu fazer um pedido de recuperação judicial no Brasil diante do que chamou de “persistentes resultados negativos”.

    A decisão veio uma semana depois que a companhia anunciou que vai fechar 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país.

    O Dia afirmou sem dar detalhes que o pedido de recuperação tem como objetivo “tentar superar sua atual situação econômica e financeira”.

    “Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia realizou grandes investimentos e esforços no país, sem que tenha obtido o retorno esperado, situação que desencadeou, por fim, na decisão do referido processo de Recuperação Judicial como potencial para gerar mais estabilidade do Dia Brasil”, diz o comunicado oficial da rede.

    A nota ainda reitera que o pedido de Recuperação Judicial se limita exclusivamente ao Dia Brasil, não impactando a situação financeira na Espanha e na Argentina.

    Em agosto do ano passado, a entidade anunciou sua saída de Portugal, onde vendeu os seus quase 500 supermercados para se concentrar nos seus principais mercados, além de destacar a sua aposta em desinvestimentos para reduzir a alavancagem financeira líquida.

    Em fevereiro, a rede de supermercados reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, ante prejuízo de 124 milhões de euros registrado em 2022.

    *com informações da Reuters.