Petrobras planeja unidades de hidrogênio verde no Nordeste e no Sudeste, diz diretor
Em fevereiro, estatal havia anunciado construção uma planta-piloto de eletrólise para produção de hidrogênio de baixo carbono no Rio Grande do Norte
A Petrobras planeja ter duas unidades produtoras de hidrogênio verde, uma situada no Nordeste e outra no Sudeste, disse nesta quinta-feira (11) o diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da companhia, Mauricio Tolmasquim, durante evento no Rio de Janeiro.
Em fevereiro, a Petrobras havia anunciado a construção de uma planta-piloto de eletrólise para produção de hidrogênio de baixo carbono, no Rio Grande do Norte.
“Vejo o hidrogênio como uma grande possibilidade para a Petrobras no futuro porque somos a grande produtora e consumidora de hidrogênio cinza (obtido de combustíveis fósseis) no Brasil”, disse.
“Se o verde for competitivo como indicam alguns estudos, a gente tem uma perspectiva muito boa em termos de mercado e um negócio que pode fazer sentido”.
Tolmasquim ressaltou que os projetos do combustível renovável serão feitos “com calma” e considerando sua rentabilidade.
“Temos projetos que estão seguindo o fluxo normal da empresa. Só serão feitos se forem viáveis e se passarem por toda governança da empresa.”
Em relação a projetos de geração de energia renovável, o diretor reafirmou que a companhia está analisando algumas oportunidades nas fontes eólica e solar.
Segundo Tolmasquim, a Petrobras “tem pressa” para montar uma carteira em renováveis, mas fará isso “de forma pensada e não atabalhoada”.