Petrobras e gigante norueguesa dos fertilizantes avançam para parceria
Estatal ressalta que acordo integra novas diretrizes da companhia em investimentos na produção de fertilizantes
As negociações entre a Petrobras e a Yara Brasil para explorar o segmento de fertilizantes avançaram um novo passo com a assinatura de um master agreement — espécie de acordo entre partes em início de relacionamento comercial —, segundo comunicado divulgado pela estatal brasileira nesta terça-feira (9).
A Yara Brasil pertence à Yara International, que tem como maior acionista o governo da Noruega e está presente em mais de 60 países.
Segundo o comunicado, as negociações envolvem a estruturação de uma possível parceria na área de fertilizantes, produção de insumos industriais e descarbonização da produção.
O acordo é a evolução de um memorando de entendimento assinado entre as duas empresas no fim de fevereiro deste ano.
A Petrobras também ressaltou que o acordo integra novas diretrizes da companhia na retomada de investimentos na produção de fertilizantes, conforme o plano estratégico 2024-2028.
“Na próxima fase, Petrobras e Yara finalizarão em conjunto a análise sobre as potenciais sinergias entre suas operações, com foco no aumento da eficiência no mercado local de fertilizantes e produtos industriais, incluindo possíveis soluções de descarbonização”, disse a companhia.