Para ajudar lojistas, BC libera recebíveis de cartões como garantia de operações
A medida visa beneficiar os lojistas na obtenção de empréstimos garantido por esses ativos financeiros
A Diretoria do Banco Central aprovou, nesta quarta-feira (26), a convenção formada por entidades registradoras de recebíveis de arranjos de cartões. A medida visa beneficiar os lojistas na obtenção de empréstimos garantido por esses ativos financeiros.
Segundo o BC, a medida tem por objetivo incrementar a competição e transparência nas operações dos recebíveis de arranjo de pagamento, que é a receita que o lojista tem a receber com as vendas realizadas por meio de cartão de crédito ou de débito.
Leia também:
Governo inclui profissionais liberais em linha de crédito do Pronampe
Pronampe: governo prorroga por 3 meses programa de crédito a pequenas empresas
Conheça os tipos de maquininhas de pagamento e veja a ideal para o seu negócio
Além disso, também torna o ativo um instrumento mais seguro e eficaz para a realização de transações financeiras, como empréstimos garantidos por esses recebíveis, bem como a venda dos mesmos.
“Com o registro desses recebíveis e a possibilidade de constituição de ônus e gravames nos sistemas das próprias entidades registradoras, será possível ampliar o universo de agentes que podem adquirir ou aceitar esses ativos em garantia em operações de crédito, tanto de lojistas, como de credenciadores e subcredenciadores, ampliando e trazendo mais liquidez para o mercado desses ativos, ao mesmo tempo em que aprimora a segurança dessas transações”, informou.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook