Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Microsoft vai investir R$ 14,7 bilhões no Brasil durante três anos

    A companhia também anunciou que oferecerá um programa de treinamento em habilidades de IA, o ConectAI, para 5 milhões de pessoas nos próximos três anos no país

    Patrícia Vilas Boasda Reuters

    A Microsoft vai investir R$ 14,7 bilhões em infraestrutura de nuvem e inteligência artificial (IA) no Brasil ao longo de três anos, o maior montante já aportado de uma única vez pela companhia no país, informou nesta quinta-feira a empresa.

    O anúncio ocorreu durante evento da gigante de tecnologia em São Paulo, que contou com a presença do CEO da Microsoft, Satya Nadella, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin.

    A companhia também anunciou que oferecerá um programa de treinamento em habilidades de IA, o ConectAI, para 5 milhões de pessoas nos próximos três anos no país.

    “Estamos comprometidos em apoiar a transformação da IA no Brasil e garantir que ela beneficie a todos”, disse Nadella em comunicado à imprensa.

    De acordo com a Microsoft, o investimento integra o plano mais amplo “Microsoft Mais Brasil”, lançado em outubro de 2020, que visa reforçar “o compromisso de longo prazo da empresa localmente”.

    A big tech, dona da plataforma de serviços em nuvem Azure, afirmou que vai expandir sua infraestrutura de nuvem e IA em vários campus de data centers no Estado de São Paulo.

    A empresa já possui duas regiões de nuvem no Brasil, a Brasil South, localizada em São Paulo e anunciada em 2014, e a Brasil Southeast, no Rio de Janeiro, lançada em 2020.

    Durante o evento, Alckmin afirmou que o Brasil pode ser o “grande protagonista” na área de IA.

    “O grande gargalo da inteligência artificial no mundo todo é a energia, ela é alta consumidora de energia, e energia limpa, energia renovável. E o Brasil é o campeão: 50% da nossa matriz energética é renovável e 93% da eletricidade é renovável”, afirmou o vice-presidente.

    Tópicos