Mercado Livre anuncia expansão de centros logísticos e frota aérea até 2025
Expansão já está prevista no investimento de R$ 23 bilhões no Brasil anunciado em março deste ano pela gigante do comércio eletrônico
O Mercado Livre informou nesta terça-feira (24) que prevê mais que dobrar seus centros de distribuição “fulfillment”, onde as mercadorias ficam estocadas até a compra pelo consumidor, para 21 unidades logísticas até o fim do próximo ano.
Mais da metade dos centros de distribuição neste modelo estarão localizados fora de São Paulo, informou o Mercado Livre em comunicado à imprensa, em um esforço para ampliar sua cobertura nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul.
Os novos estabelecimentos serão instalados em estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e também no Distrito Federal, segundo a companhia.
A expansão já está prevista no investimento de R$ 23 bilhões no Brasil anunciado em março deste ano pela gigante do comércio eletrônico.
O Mercado Livre também informou que está otimizando sua frota aérea, com expansão da capacidade de seu Air Hub (espaço para voos) em Guarulhos (SP) e, a partir desta terça-feira, o início de uma nova rota provisória para Caxias do Sul (RS), com foco nas entregas para a região Sul do país, enquanto o aeroporto de Porto Alegre não reabre, após ser atingido por fortes chuvas na região mais cedo este ano.
A empresa de comércio eletrônico disse ainda que ampliará sua frota aérea com duas novas aeronaves cargueiras em parceria com a GOLLOG, serviço de transporte de cargas e encomendas da Gol, até o final de 2025.
“Com esta nova aeronave, o maior e-commerce da América Latina soma nove aeronaves cargueiras dedicadas à sua estratégia de expansão regional”, afirmou a companhia em comunicado.
O Mercado Livre, que também é proprietário do banco digital Mercado Pago, deu atualizações sobre sua estratégia de operação com robôs em um dos seus centros em Cajamar.
A tecnologia, conhecida como “Shelves to Person”, já possui 334 robôs no total e processa 20 mil itens diariamente, de acordo com a empresa.
A companhia acrescentou que a estratégia permite reduzir o tempo de processamento de pedidos em até 20% e proporciona uma economia de espaço de 15% nas operações.