McDonald’s: falha técnica fecha lojas e interrompe pedidos ao redor do mundo
Em comunicado, a empresa disse que o problema não está relacionado a problemas de cibersegurança
O McDonald’s foi atingido por uma falha de sistema que fechou lojas e interrompeu pedidos online e pelo aplicativo em países como Austrália, Japão, Hong Kong e Reino Unido.
“Estamos cientes de uma interrupção tecnológica, que afetou nossos restaurantes; o problema está sendo resolvido agora”, disse a sede do McDonald’s (MCD) em um comunicado à CNN Internacional nesta sexta-feira (15).
“Agradecemos aos clientes pela paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado. Notavelmente, o problema não está relacionado a um evento de cibersegurança”.
A CNN procurou a empresa no Brasil e a companhia informou que a operação brasileira não foi afetada.
No exterior, o McDonald’s não deu mais detalhes sobre a causa ou a extensão geográfica da interrupção, e a CNN Internacional não conseguiu confirmar imediatamente relatos de que os restaurantes nos Estados Unidos também foram afetados.
O McDonald’s Japão disse em uma postagem na sexta-feira: “Muitas lojas em todo o país suspenderam temporariamente as operações.”
No Reino Unido, Maria Avram, que trabalha em um restaurante do McDonald’s em Londres, disse à CNN Internacional que houve uma interrupção no sistema entre 6h e 7h, no horário local, e a equipe teve que receber pedidos pessoalmente e dizer aos colegas na cozinha o que cozinhar.
Um porta-voz do McDonald’s Austrália disse à CNN Internacional que seus restaurantes em todo o país foram afetados pela interrupção.
Também foram relatados problemas em Hong Kong e Taiwan.
O McDonald’s Hong Kong disse no Facebook: “Devido a uma falha no sistema de computador, os pedidos pelo aplicativo móvel e os quiosques de autoatendimento não estão funcionando. Por favor, faça o pedido diretamente no balcão do restaurante.”
O serviço de entrega do McDonald’s em Taiwan disse em seu site: “O sistema está em manutenção, e os serviços de pedidos online e por telefone estão temporariamente suspensos.”
A emissora taiwanesa TVBS noticiou que alguns dos restaurantes do McDonald’s Taiwan, assim como o McDelivery, estavam temporariamente incapazes de realizar transações devido a interrupções na internet. O McDonald’s assegurou aos clientes que está investigando a situação e fazendo os reparos necessários, disse a TVBS.
Dos países afetados, o Japão tem o maior número de lojas do McDonald’s – quase 3.000 – seguido pelo Reino Unido, com quase 1.500 restaurantes, e Austrália, com pouco mais de 1.000.