Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hyundai usará híbridos para tentar elevar vendas em 30% até 2030

    Hyundai disse que planejava dobrar sua linha de híbridos para 14 modelos, pois espera um aumento na demanda por essa motorização, especialmente na América do Norte

    Por Heekyong Yang e Joyce Lee, da Reuters

    A Hyundai Motor afirmou nesta quarta-feira (28) que tem meta  de vendas globais anuais de 5,55 milhões de veículos até 2030, um aumento de 30% em relação ao ano passado. A estratégia passa por dobrar sua linha de veículos híbridos para lidar com a desaceleração na demanda por elétricos.

    A terceira maior montadora do mundo em vendas, juntamente com a afiliada Kia Corp, manteve meta de vendas de veículos elétricos de 2 milhões de unidades até 2030, mas aumentou o objetivo de híbridos em 40%, para 1,33 milhão até 2028, ao apresentar sua estratégia de médio a longo prazo a investidores.

    “Recentemente, a velocidade de conversão para veículos elétricos está diminuindo. Como resultado, a demanda por híbridos está aumentando, e os híbridos estão se tornando uma opção básica em vez de uma alternativa aos motores de combustão interna”, disse o presidente-executivo da Hyundai Motor, Jaehoon Chang.

    A Hyundai disse que planejava dobrar sua linha de híbridos para 14 modelos, pois espera um aumento na demanda por essa motorização, especialmente na América do Norte. A empresa não forneceu um cronograma para o lançamento dos novos carros.

    A mudança da Hyundai para se concentrar mais em veículos híbridos está alinhada com as iniciativas das rivais Toyota e Ford.

    Mas a Hyundai está seguindo um caminho diferente de seus pares globais, expandindo para um segmento híbrido relativamente novo chamado de veículo elétrico de alcance estendido (EREV), que é popular na China, o maior mercado automotivo do mundo, mas que ainda não ganhou força globalmente.

    Um EREV usa uma bateria maior do que os híbridos plug-in e funciona apenas com eletricidade, com seu motor a gasolina servindo como um gerador para recarregar as baterias que alimentam o propulsor elétrico.

    A Hyundai disse que planeja iniciar a produção em massa de modelos EREV na América do Norte e na China até o final de 2026, que oferecerão competitividade de preço em relação aos elétricos e uma autonomia de mais de 900 quilômetros quando totalmente carregados.

    A empresa também anunciou que oferecerá suas plataformas e tecnologia de veículos de direção autônoma para empresas que queiram fabricar esses veículos.

    “Ao lançar híbridos, elétricos e EREVs diferenciados de outras marcas, planejamos melhorar a lucratividade média e as margens operacionais de cada trem de força”, disse o diretor financeiro, Seung Jo Lee.

    “Continuaremos a seguir uma estratégia orientada para o lucro para alcançar uma margem operacional de médio e longo prazos de 10% ou mais, que é a base para a expansão da política de retorno aos acionistas”, disse Lee.

    Tópicos