Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Huawei tem salto de 564% no lucro do 1º tri e retomada de mercado ganha força

    Lucro líquido da empresa atingiu US$ 2,71 bilhões no período

    Logo da Huawei em Paris, França
    Logo da Huawei em Paris, França 20/3/2024 REUTERS/Benoit Tessier/Arquivo

    Da Reuters

    A Huawei Technologies registrou um salto de 564% no lucro líquido, para 19,65 bilhões de yuan (US$ 2,71 bilhões), no primeiro trimestre, conforme mostrou um arquivamento regulatório de sua empresa-mãe na terça-feira, enquanto continua se recuperando das sanções dos EUA.

    A receita da Huawei para o trimestre encerrado em março subiu 37%, para 178,5 bilhões de yuan, mostrou o arquivamento ao Centro Nacional de Financiamento Interbancário da China. Não detalhou o desempenho de unidades de negócios, como consumidor e componentes para carros inteligentes.

    Um porta-voz da Huawei disse que “a digitalização, a inteligência e a descarbonização” ajudaram a impulsionar o crescimento da receita.

    “A indústria e os mercados globais permanecerão repletos de incertezas pelo restante de 2024. No entanto, estamos continuamente construindo mecanismos para a continuidade dos negócios globais e operações ágeis”, disse a empresa. “Estamos confiantes de que podemos atingir nossas metas de negócios anuais e alcançar um crescimento sustentável.”

    No ano passado, a Huawei registrou seu crescimento mais rápido em quatro anos, com uma recuperação em seu segmento de consumidores e renda de novos negócios como componentes para carros inteligentes acelerando sua recuperação das sanções dos EUA.

    O negócio de smartphones da empresa passou por um renascimento desde que foi prejudicado por rodadas repetidas de sanções dos EUA desde 2019, depois que a Huawei lançou um novo smartphone high-end alimentado por um chip fabricado domesticamente no ano passado, que conquistou participação de mercado na China da Apple (AAPL).

    A participação da Apple no maior mercado de smartphones do mundo caiu para 15,7% no primeiro trimestre, ante 19,7% no ano anterior. Isso a colocou quase empatada com a Huawei, que viu as vendas aumentarem 70%, disse a empresa de pesquisa Counterpoint na semana passada.

    A Huawei também começou a vender este mês sua altamente esperada e sofisticada série de smartphones Pura 70.

    Ela se tornou uma força na tecnologia de carros inteligentes também, com seu sistema de assistência ao motorista elogiado por pelo menos sete montadoras chinesas no salão do automóvel de Pequim.