Foxconn, montadora do iPhone, tem receita recorde no 3º tri com forte demanda por IA
As ações da Foxconn saltaram 86% até agora neste ano, superando de longe o aumento de 24% do mercado mais amplo de Taiwan
A taiwanesa Foxconn, a maior fabricante de produtos eletrônicos contratados do mundo, superou as expectativas e registrou sua maior receita de todos os tempos no terceiro trimestre, devido à forte demanda por servidores de inteligência artificial (IA).
A receita da maior montadora do iPhone, da Apple, aumentou 20,2% em relação ao ano anterior, para 1,85 trilhão de dólares taiwaneses (US$ 57,3 bilhões).
“O resultado excedeu as expectativas originais da empresa de crescimento significativo”, disse a Foxconn em um comunicado no sábado.
Também ficou acima da expectativa de 1,79 trilhão de dólares taiwaneses apurada pela LSEG SmartEstimate, que dá maior peso às previsões de analistas que são mais consistentemente precisos.
A forte demanda por servidores de IA levou a um crescimento robusto da receita de sua divisão de produtos de rede e nuvem, disse a Foxconn, cujos clientes incluem a empresa de chips de IA Nvidia.
Para os eletrônicos de consumo inteligentes, que incluem iPhones, houve um forte crescimento trimestral graças ao lançamento de novos produtos, mas seu desempenho anual ficou estável.
Tradicionalmente, o terceiro trimestre é quando as empresas de tecnologia de Taiwan começam a correr para fornecer smartphones, tablets e outros produtos eletrônicos aos principais clientes, como a Apple, para o período de festas de fim de ano dos mercados ocidentais.
A receita total somente em setembro atingiu 733 bilhões de dólares taiwaneses, um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior e o segundo nível mais alto de todos os tempos para o mês.
“Entrando na temporada de pico no segundo semestre do ano, prevemos que nossa operação ganhará impulso gradualmente”, disse a Foxconn sobre suas perspectivas para o trimestre atual.
“Espera-se que o quarto trimestre esteja mais ou menos em linha com as expectativas atuais do mercado”, acrescentou, sem entrar em detalhes.
A empresa não fornece previsões numéricas.
As ações da Foxconn saltaram 86% até agora neste ano, superando de longe o aumento de 24% do mercado mais amplo de Taiwan. Elas fecharam em alta de 3,7% na sexta-feira (4), antes da divulgação dos dados de receita, contrariando a queda de 0,4% do índice de referência.
A empresa divulgará seus lucros completos do terceiro trimestre em 14 de novembro. Ela programou seu Tech Day anual para os dias 8 e 9 de outubro, um evento em que a Foxconn normalmente anuncia novos produtos ou parcerias.