Foxconn, fabricante do iPhone em Taiwan, apresenta modelos de carros elétricos
Presidente da empresa, Liu Young-way, informou que a companhia espera construir 5% dos carros elétricos do mundo até 2025
A Foxconn, a empresa taiwanesa mais conhecida por fabricar os iPhones da Apple, recentemente exibiu dois novos veículos elétricos em um evento em Taipei, enquanto a empresa expandia seus planos de fazer pelos carros o que já fez pelos telefones.
A empresa, oficialmente Hon Hai Technology Group, mas mais conhecida como Foxconn, espera construir 5% dos carros elétricos do mundo até 2025, disse o presidente Liu Young-way no evento, segundo a Reuters.
Seu objetivo final é um dia se aproximar da participação de 40% a 45% que a empresa tem na fabricação de computadores e smartphones, disse ele.
A Foxconn não tem planos de vender carros com seu próprio nome, assim como não vende smartphones. Em vez disso, quer construir carros para outras empresas da mesma forma que a Magna Steyr da Europa constrói alguns veículos para montadoras como Mercedes, BMW e Jaguar. Os carros revelados destinam-se a mostrar as capacidades de desenvolvimento e fabricação da companhia.
Nos Estados Unidos, a Foxconn começou recentemente a construir picapes elétricas em uma fábrica de Lordstown, Ohio, que costumava fazer carros pequenos para a General Motors. A GM vendeu a fábrica para a Lordstown Motors, uma empresa iniciante com planos de fabricar picapes elétricas, em 2019.
A Lordstown Motors vendeu a fábrica para a Foxconn no início deste ano, enquanto a taiwanesa, por sua vez, concordou em construir a picape elétrica da Lordstown, a Endurance, lá. A fabricante anunciou o início da produção em 29 de setembro, com entregas aos clientes previstas para começar ainda este ano.
A empresa também tem acordos com a Fisker Inc. para construir um carro pequeno e acessível que Fisker chama de Pear em Lordstown. Outra startup com sede na Califórnia, a Indi EV, também concordou em que a Foxconn construísse seu carro, o Indi One, lá. Além dos automóveis de estrada, a Foxconn também concordou em construir um trator agrícola elétrico, o Monarch MK-V, na fábrica.
Não está claro quanto, se houver, da própria engenharia da Foxconn é, ou será, em qualquer um desses carros. Um porta-voz da Fisker indicou que o Pear pode ter alguns componentes ou software da Foxconn, mas será em grande parte o design do próprio CEO Henrik Fisker.
A picape Lordstown Endurance não tem componentes da Foxconn, disse um porta-voz, mas as duas empresas concordaram em trabalhar juntas em futuros veículos baseados na engenharia da Foxconn.
A Foxconn já tem um EV pronto para produção em seu país natal. O Modelo C será vendido como Luxgen N7 lá, com entregas previstas para começar no segundo semestre do próximo ano. A empresa-mãe da Luxgen, Yulon Group, e a Foxconn criaram uma joint venture chamada Foxtron em 2021 para desenvolver e fabricar veículos elétricos.
O Modelo C é descrito como um SUV crossover de sete lugares. O recém-revelado carro citadino Modelo B, exibido no evento de Taipei, é essencialmente uma versão menor do Modelo C. O Modelo B foi projetado pela Pininfarina da Itália, a empresa mais conhecida por projetar modelos da Ferrari por décadas, mas que também trabalha com outros Empresas de veículos elétricos como a VinFast do Vietnã. A Pininfarina também projetou um dos outros protótipos de veículos elétricos da Foxconn, o sedã Modelo E, que foi apresentado no ano passado.
A Foxconn também exibiu uma picape elétrica com tração nas quatro rodas, que se orgulha de ser a “primeira picape elétrica projetada e desenvolvida em Taiwan”. O Model V é um caminhão de quatro portas e cinco lugares que, segundo a Foxconn, pode transportar uma tonelada de carga e rebocar até três toneladas.
Várias empresas da Foxconn fazem parte de um grande grupo industrial chamado MIH, ou Mobility in Harmony, consórcio, que está desenvolvendo em conjunto a plataforma básica de engenharia de veículos elétricos subjacente aos veículos elétricos da Foxconn.
A empresa também se gabou de seu progresso no desenvolvimento de baterias de estado sólido para carros elétricos, uma tecnologia na qual várias marcas estão trabalhando e espera-se que um dia aumente muito o alcance e diminua o peso dos carros elétricos.