Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Evergrande, gigante imobiliária da China, tem falência decretada por tribunal 

    Justiça de Hong Kong determinou liquidação do grupo, segundo a mídia chinesa nesta segunda-feira (29); empresa é a mais endividada do mundo em seu setor

    Logotipo da empresa é visto na sede do China Evergrande Group em Shenzhen, província de Guangdong, China
    Logotipo da empresa é visto na sede do China Evergrande Group em Shenzhen, província de Guangdong, China REUTERS

    Laura HeNectar Ganda CNN

    Hong Kong

    O Grupo Evergrande, a empresa imobiliária mais endividada do mundo, foi condenada por um tribunal de Hong Kong a ser liquidada, segundo a mídia chinesa nesta segunda-feira (29).

    A ordem de liquidação surge após o gigante imobiliário chinês e os seus credores estrangeiros não terem conseguido chegar a um acordo sobre como reestruturar a enorme dívida da empresa.

    O tribunal realizará outra audiência à tarde “para regulamentação da ordem”, segundo o site do tribunal, o que poderá levar à nomeação de um liquidatário para a Evergrande.

    A empresa com sede em Shenzhen, no sudeste da China, tornou-se um exemplo da crise imobiliária chinesa desde 2021, com passivos totais de mais de US$ 328 bilhões no final de junho do ano passado. Em setembro passado, o seu fundador e presidente, Xu Jiayin, foi suspeito de “crimes” e detido pela polícia.

    Anteriormente a segunda maior empresa imobiliária da China, a Evergrande não cumpriu as suas obrigações financeiras com os credores no final de 2021, desencadeando uma crise no setor imobiliário que continua a pesar sobre a economia em geral.

    Um antigo funcionário chinês disse no ano passado que a China tem propriedades vagas suficientes para abrigar mais do que toda a sua população de 1,4 mil milhões.