Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Empresa norte-americana de mais de 200 anos anuncia que vai ser dividida em 3

    DuPont planeja desmembrar negócios de eletrônicos e água em empresas próprias em transação isenta de impostos para acionistas

    Diretora financeira da DuPont, Lori Koch, assumirá o cargo de CEO.
    Diretora financeira da DuPont, Lori Koch, assumirá o cargo de CEO. 03/08/2021 REUTERS/Andrew Kelly

    Samantha Delouya

    A DuPont de Nemours, empresa química multinacional americana criada em 1802, anunciou planos de divisão em três empresas de capital aberto nesta quarta-feira (22).

    A empresa planeja desmembrar seus negócios de eletrônicos e água em empresas próprias, ainda a serem nomeadas, em uma transação isenta de impostos para os acionistas.

    A DuPont disse que espera concluir as transações de desmembramento nos próximos 18 a 24 meses, e estão sujeitas à aprovação final do conselho de administração da empresa.

    O anúncio também incluiu uma mudança na liderança: a partir de 1º de junho, a diretora financeira da DuPont, Lori Koch, assumirá o cargo de CEO. O atual CEO da companhia, Ed Breen, permanecerá como presidente executivo.

    Koch permanecerá como CEO da nova e reduzida DuPont assim que as cisões forem concluídas, de acordo com a empresa.

    As ações da instituição subiram ligeiramente nas negociações da manhã desta quinta-feira (23), crescendo cerca de 1,5% após a abertura.

    A dissolução ocorre em meio a outras grandes empresas multinacionais anunciando rupturas nos últimos anos, com muitos CEOs e conselhos corporativos elogiando a agilidade das empresas menores.

    Em comunicado, Breen repetiu uma frase semelhante, dizendo que as três empresas menores teriam maior flexibilidade após a cisão.

    “A separação irá desbloquear valor incremental para acionistas e clientes e também criar novas oportunidades para os funcionários”, disse ele.

    “Criticamente, cada empresa terá maior flexibilidade para prosseguir as suas próprias estratégias de crescimento, incluindo fusões e aquisições para melhorar o portfólio.”

    Nos últimos anos, grandes empresas americanas como a J&J, a Kellogg e a General Electric anunciaram rupturas e cisões, sinalizando uma preferência por empresas menores e mais ágeis em detrimento dos conglomerados que ganharam destaque nas décadas anteriores.

    Esta é a segunda separação da DuPont em meia década. Em 2019, a DowDuPont, criada em uma fusão da DuPont com a Dow Chemical, dividiu-se em três entidades distintas: DuPont, Dow Chemical e Corteva, o negócio agrícola da empresa.

    Na quarta-feira (22), a companhia informou que a recém-formada empresa de eletrônicos se concentraria em “soluções de semicondutores e produtos eletrônicos avançados”, enquanto a nova corporação de água seria “um fornecedor abrangente de soluções de água”. As divisões restantes permanecerão como parte da DuPont.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original