Dr Pepper toma o lugar da Pepsi e é o segundo refrigerante mais vendido nos EUA
Depois de anos ganhando lentamente participação de mercado, a Dr Pepper avança e toma o lugar da Pepsi, como a segunda marca de refrigerantes mais consumida nos EUA em 2023
A Coca-Cola ainda é o refrigerante mais vendido na América.
Mas o segundo lugar, que há muito tempo era ocupado pela Pepsi, agora pertence à Dr Pepper.
Depois de anos ganhando lentamente participação de mercado, a Dr Pepper avançou à frente da Pepsi como a segunda marca de refrigerantes dos EUA em 2023, de acordo com dados de participação de mercado da Beverage Digest, uma publicação comercial.
A Coca-Cola é líder por uma margem confortável.
No ano passado, conquistou 19,2% do mercado de refrigerantes nos Estados Unidos em volume, mostram os dados da Beverage Digest.
Dr Pepper e Pepsi tiveram ambas 8,3%, com a Dr Pepper tecnicamente à frente. Depois vieram outras marcas da Coca-Cola: Sprite ficou com 8,1% e Diet Coke com 7,8%.
Embora “a Dr Pepper esteja ganhando, [a Pepsi] está em declínio e eles estão se encontrando no meio”, disse Duane Stanford, editor da Beverage Digest, em entrevista à CNN.
Ao longo dos anos, o refrigerante apimentado – com a sua alegada mistura de 23 sabores – tem crescido em popularidade, assumindo a sua identidade como uma alternativa picante à coca e tirando partido de tendências mais amplas.
Fundada em 1885 em Waco, Texas, a Dr Pepper precedeu a Coca-Cola e a Pepsi.
E enquanto os dois gigantes da coca lutavam no século 20, a Dr Pepper estabeleceu um pequeno, mas dedicado, séquito no sul dos Estados Unidos.
Durante anos um favorito regional, o Dr Pepper na década de 1970 se comercializou para o público nacional como um sabor único.
Com o passar dos anos, ganhou força junto ao público nacional. Hoje, a Dr Pepper está experimentando novos sabores.
A marca lançou o Dr Pepper Strawberries & Cream no ano passado. A adição foi “um grande sucesso”, disse Timothy Cofer, CEO da Keurig Dr Pepper, empresa controladora da Dr Pepper, durante uma ligação com analistas em abril.
A marca também lançou sabores da moda por tempo limitado, como Dr Pepper Creamy Coconut, inspirado na tendência de refrigerantes sujos da TikTok (mistura de refrigerante com leite ou creme e outros sabores).
Mas a marca não precisa fazer muito para estar na moda.
Itens “swicy”, ou doces e picantes, estão tomando conta do corredor de alimentos e bebidas.
Até a Coca-Cola quer entrar: a empresa lançou em fevereiro a Coca-Cola Spiced, uma rara adição permanente à linha de sabores da Coca-Cola.
A Pepsi, por outro lado, pode ter estado demasiado focada nas suas outras marcas.
Ao contrário da Coca-Cola e da Keurig Dr Pepper, a Pepsico tem um enorme negócio alimentar – o seu extenso portfólio inclui Quaker, Frito-Lay e muito mais. E quando se trata de bebidas, observou Stanford, ela parece estar focada em suas linhas sem açúcar, em vez da clássica Pepsi.
“Eles estão liderando isso agora”, disse Stanford.