Barueri, São Caetano e Florianópolis lideram ranking de competitividade
Levantamento do Centro de Liderança Pública apresenta a realidade socioeconômica de 411 cidades com mais de 80 mil habitantes
O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta segunda-feira (22) em evento na B3, em São Paulo, o ranking de competitividade que apresenta a realidade socioeconômica das 411 cidades com mais de 80 mil habitantes.
Em entrevista à CNN Rádio, o diretor do CLP, Tadeu Barros, explicou que 63 indicadores verificam a performance dos municípios. Neste ano, a novidade é o olhar ESG, de políticas públicas com preocupação com a governança e sustentabilidade, e também leva em conta os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
“Tudo isso para que a população possa ter ideia do desempenho e o governo tenha dados para implementar políticas públicas, alavancar investimento e renda para as cidades”, disse.
Esta é a segunda edição do ranking e Tadeu adiantou o pódio: “O líder absoluto é Barueri, em São Paulo, com o bicampeonato, São Caetano do Sul aparece em segundo e Florianópolis fecha o pódio.”
“O importante é que gestores públicos identifiquem boas práticas e inspirações e busquem no ranking uma capacidade de se conectar com esses cases de sucesso para levar para os municípios, para os cidadãos terem melhores políticas públicas”, afirmou.
Entre os indicadores, também estão áreas como acesso à saúde, educação, segurança pública (mesmo que não seja competência municipal), atração de investimento, emprego e renda.
“Tem vários ‘Brasis’ dentro do país, o ranking olha para os dados e retrata isso perfeitamente, no top 100, há concentração de municípios do Sul e Sudeste e dificuldade do Norte e Nordeste em relação à questão histórica em relação à desenvolvimento econômico”, analisou.