Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apple encerra operações por carro elétrico, dizem relatos

    Muitos funcionários que trabalham no projeto, conhecido internamente como “Projeto Titan”, serão transferidos para a divisão de inteligência artificial da empresa

    Hanna Ziadyda CNN

    A Apple abandonou os esforços de uma década para construir um carro elétrico, de acordo com vários relatos da mídia, encerrando um projeto que alguns consideravam potencialmente transformador para a indústria automobilística.

    Muitos funcionários que trabalham no projeto, conhecido internamente como “Projeto Titan”, serão transferidos para a divisão de inteligência artificial da empresa, segundo a Bloomberg, que primeiro noticiou a decisão citando pessoas com conhecimento do assunto. A CNN entrou em contato com a Apple (AAPL) para que comentassem.

    A notícia chega num momento em que as vendas de veículos elétricos (EV) decepcionaram, levando grandes fabricantes de automóveis a recuar nos investimentos e reduzir os preços. A IA passa por outro momento, e a suposta mudança de recursos da Apple pode ajudá-la a diminuir a distância com rivais como a Microsoft e o Google, que avançaram na tecnologia inovadora.

    “A gigante da tecnologia está seguindo uma tendência, com o entusiasmo dos investidores pelos investimentos em veículos elétricos diminuindo, em meio ao frenesi por todas as coisas relacionadas à IA”, disse Susannah Streeter, chefe de dinheiro e mercados da plataforma de investimentos Hargreaves Lansdown.

    ‘Transformador’ para a indústria automobilística

    A fabricante do iPhone nunca confirmou as especulações de longa data de que fabricaria um veículo elétrico, mas tomou várias medidas nos últimos 10 anos que sugeriam que levava tais esforços a sério.

    A Apple vinha contratando executivos do setor automotivo desde pelo menos 2014 e, em abril de 2017, recebeu permissão do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia para testar veículos autônomos.

    Dois anos depois, adquiriu a Drive.ai, uma startup de carros autônomos. E em 2021, a Apple contratou um veterano da BMW que dirigiu os esforços de EV da montadora alemã.

    Alguns especialistas especularam no passado que era mais provável que a Apple fizesse parceria com uma ou várias montadoras para vender um sistema operacional automotivo, software de direção autônoma ou outra tecnologia relacionada, em vez de fabricar o veículo inteiro.

    O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou em 2020 que havia tentado vender a empresa de EV para a Apple durante uma fase difícil, mas que o CEO da Apple, Tim Cook, se recusou a se encontrar com ele.

    Também nesse ano, os analistas da Morgan Stanley afirmaram que um carro da Apple tinha potencial para ser “um evento transformador” para as indústrias automóvel e de mobilidade nas próximas décadas, tal como o iPhone revolucionou o setor dos telemóveis.

    Tópicos