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    Amazon e Mercado Livre lideram ranking em estratégia digital no varejo, diz pesquisa

    Empresas se destacam com melhor engajamento nas redes sociais, buscas e presença em discussões de grandes influenciadores

    Gisele Farias*da CNN , São Paulo

    Quando se trata de redes sociais e estratégias digitais no Brasil, a Amazon e o Mercado Livre têm o melhor desempenho entre as empresas do setor varejista. Foi isto que mostrou o ranking de eficiência do varejo (REV), publicado pela startup Datrix.

    A análise realizada considerou o engajamento das companhias nas redes sociais, buscas de consumidores pela empresa e a presença da marca em discussões de grandes influenciadores.

    O segmento de fast food conta com dois representantes na pesquisa. O McDonald’s ocupa o 8º lugar, com 418 pontos, enquanto o Burger King fica logo atrás, na 10ª posição.

    Observando as empresas de vestuário, a Riachuelo conquistou o 5º lugar, com 435 pontos, seguida pela Hering (17º), pela C&A (22º), pelas Lojas Renner (23º) e pela Arezzo (26º, com 274).

    Entre os marketplaces asiáticos, a Shopee obteve a melhor colocação, na 6ª posição, com 430 pontos, seguido pela Shein (7º), enquanto o Aliexpress ficou em 28º lugar, com 266 pontos.

    Já entre as redes de drogarias, a Drogasil conquistou o 14º lugar, com 342 pontos. E na lista de supermercados, o Pão de Açúcar ficou em 27º, com 269 pontos.

    Confira a lista completa.

    • 1.Amazon
    • 2.Mercado Livre
    • 3.Havan
    • 4.Magazine Luiza
    • 5.Riachuelo
    • 6.Shopee
    • 7.Shein
    • 8.McDonald’s
    • 9.O Boticário
    • 10.Burguer King
    • 11.Casas Bahia
    • 12.Centauro
    • 13.Ifood
    • 14.Drogasil
    • 15.Havaianas
    • 16.Adidas
    • 17.Hering
    • 18.Lojas Americanas
    • 19.Puma
    • 20.Carrefour
    • 21.Cacau Show
    • 22.C&A
    • 23.Lojas Renner
    • 24.Natura
    • 25.Supermercados BH
    • 26.Arezzo
    • 27.Pão de Açúcar
    • 28.AliExpress
    • 29.Umbro
    • 30.Bauducco

    Investimento em publicidade digital e suspensão do X

    Em 2023, o setor varejista investiu aproximadamente R$ 35 bilhões em publicidade digital no Brasil, alta de 47% em comparação a 2020, quando o valor registrado foi R$ 23,7 bilhões.

    Segundo também a análise da Datrix, decisão pelo bloqueio da rede social X (antigo Twitter) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pode gerar impactos nos investimentos em publicidade digital ainda neste segundo semestre de 2024.

    “Será interessante acompanhar o impacto desse bloqueio nos próximos meses. As empresas poderão usar o REV para planejar ações orientadas por dados”, explica João Paulo Castro, CEO e cofundador da Datrix.

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