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    Alimentos e bebidas entraram na lista da Black Friday, diz executiva do Assaí à CNN

    Diretora comercial avalia que apesar do foco em eletroeletrônicos, consumidor cada vez mais utiliza data para economizar em outros segmentos

    João Nakamurada CNN , em São Paulo

    Eletroeletrônicos em geral compõem a principal categoria buscada pelos consumidores na Black Friday. Porém, o varejo supermercadista também entrou na onda de promoções da data, que caiu na última sexta-feira (29).

    Esta é a avaliação de Hellen Lima, diretora comercial do Assaí.

    “Observamos que, cada vez mais, os clientes aproveitam a data para buscar economia, inclusive na compra de alimentos e bebidas”, disse à executiva à CNN.

    O grupo de alimentos e bebidas, carro-chefe da rede varejista, esteve entre os mais procurados na Black Friday do Assaí.

    Dados cedidos com exclusividade apontam que o café torrado foi o item que mais puxou a alta de vendas do atacadista: o crescimento foi de 98% em comparação à Black Friday de 2023.

    Outros itens do grupo se destacaram: óleo de soja (70%), leite (52%) e molho de tomate (42%).

    O setor de higiene também se sobressaiu, com crescimento de 70% nas vendas de sabonete em barra.

    “Recebemos os resultados do período com otimismo, especialmente considerando o desempenho das nossas unidades inauguradas dentro do projeto de expansão dos últimos três anos e a força do modelo de atacarejo”.

    Perspectiva

    A inflação no país segue pressionada, em especial com impulso dos preços de alimentos.

    Em novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), a prévia da inflação, subiu 0,62%, de uma alta de 0,54% em outubro.

    O maior peso veio do grupo alimentação e bebidas, que registrou alta de 1,34%, marcando a maior variação e o maior impacto positivo no índice.

    Secas e queimadas que atingiram o país ao longo do ano devem levar a inflação dos alimentos acima de 6% neste ano, segundo relatório do Bradesco.

    Os preços mais altos tendem a ampliar a margem do atacarejo, mas, ao mesmo tempo, podem deixar o consumidor mais restritivo. Hellen Lima, porém, vê o futuro próximo com otimismo.

    “Para os próximos meses, estamos atentos ao cenário inflacionário de alimentos e a renda ainda pressionada do consumidor, mas confiantes da nossa posposta de valor”, afirmou.

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