Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Aéreas sinalizam que podem comprar mais de 40 aviões e expandir destinos a partir de novo fundo do governo

    Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, disse que fundo garantidor será anunciado em março

    Danilo Moliternoda CNN , São Paulo

    As principais companhias aéreas em operação no país sinalizaram ao Ministério de Portos e Aeroportos que devem adquirir 41 aeronaves e expandir seus destinos a partir do fundo garantidor que o governo vem desenhando.

    Em entrevista a jornalistas em evento na sede da B3, o ministro da pasta, Silvio Costa Filho, detalhou números. A Latam Airlines sinalizou a compra de 15 aviões; a Gol Linhas Aéreas, 10; a Azul Linhas Aéreas, outras 16.

    “Isso significa mais voos operando no Brasil e mais destinos. Queremos ampliar a quantidade de destinos no Brasil”, disse o ministro.

    O desenho do governo é de um fundo que dê garantia para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestar dinheiro para as companhias com juros mais baixos.

    Além de adquirir aeronaves, a ideia é de que as companhias usem o dinheiro para pagar débitos e melhorar suas estruturas. As minúcias do fundo devem ser anunciados em março.

    Segundo Costa Filho, o valor do fundo garantidor deve ficar entre R$ 4 bilhões e R$ 6 bilhões. A cifra que atende a demanda das empresas, conforme o ministro.

    Nesta semana, Costa Filho esteve reunido com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para tratar do tema.

    Tópicos