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    Negociações entre sindicato dos trabalhadores de montadoras e GM mostram sinais de progresso nos EUA

    Montadora afirmou que apresentou uma contraproposta à proposta mais recente do UAW, que segundo ela é a sexta da empresa desde o início das negociações

    GM é a única montadora que o UAW entrou em greve em 2019, uma greve de seis semanas que lhe custou US$ 2,9 bilhões
    GM é a única montadora que o UAW entrou em greve em 2019, uma greve de seis semanas que lhe custou US$ 2,9 bilhões Getty Images

    Chris IsidoreVanessa Yurkevichda CNN

    Três semanas após o início da greve nos Estados Unidos pelo sindicato United Auto Workers (UAW), que representa trabalhadores da indústria automotiva, começaram a surgir sinais de progresso nas negociações entre o sindicato e a General Motors (GM).

    A GM disse que apresentou uma contraproposta à proposta mais recente do UAW, que segundo ela é a sexta da empresa desde o início das negociações.

    “Acreditamos que temos uma oferta atraente que recompensaria os membros da nossa equipe e permitiria que a GM tivesse sucesso e prosperasse no futuro. Continuamos prontos e dispostos a negociar de boa fé 24 horas por dia, 7 dias por semana, para chegar a um acordo”, disse a GM em comunicado.

    Embora tenha havido inúmeras ofertas trocadas entre o sindicato e as montadoras há semanas, uma fonte familiarizada com as negociações disse à CNN que “houve movimento em algumas áreas-chave” entre a GM e o sindicato.

    Outra fonte familiarizada com as negociações disse na quarta-feira que houve conversações ativas e progresso nas negociações esta semana.

    O UAW se recusou a comentar sobre o andamento das negociações. O presidente do UAW, Shawn Fain, deve atualizar os membros sobre o estado das negociações em uma apresentação às 14h00 do horário do leste dos EUA, a ser realizada no Facebook Live.

    O UAW iniciou a sua greve em 15 de setembro, com membros abandonando uma fábrica de montagem de cada uma das três fabricantes de automóveis sindicalizadas – GM, Ford e Stellantis.

    Nas duas últimas atualizações de Fain, ele anunciou ampliações da greve para colocar mais pressão sobre as empresas para melhorarem suas ofertas.

    Na primeira atualização, uma semana após o início da greve, ele se recusou a expandir a greve na Ford devido ao progresso nessas negociações.

    Na semana seguinte, ele se recusou a expandir a greve na Stellantis, devido ao progresso de 11 horas lá. Mas a General Motors ainda não obteve progressos significativos nas negociações até agora, e o sindicato ampliou duas vezes a sua greve contra a GM.

    A GM tinha 46 mil membros do UAW em sua folha de pagamento no início do ano. O UAW está atacando duas de suas fábricas de montagem, em Wentzville, Missouri, e Lansing, Michigan, e uma terceira fábrica de montagem foi fechada em Kansas City porque precisa de peças fundidas da fábrica vizinha de Wentzville para operar.

    O sindicato também está em greve em 18 de seus centros de peças e distribuição espalhados pelo país para abastecer suas concessionárias com peças necessárias para a realização de reparos.

    A GM informou esta semana que perdeu US$ 200 milhões nas primeiras duas semanas da greve e também revelou que providenciou uma linha de crédito adicional de US$ 6 bilhões para lidar com a incerteza causada pela greve.

    A empresa relatou lucros recordes em 2022 e lucros fortes no primeiro semestre deste ano. Apesar da greve, registrou um aumento de 21% nas vendas no terceiro trimestre e disse que seu estoque de veículos nas concessionárias está no ponto mais alto desde 2020, primeiro ano da pandemia.

    A GM é a única montadora que o UAW entrou em greve em 2019, uma greve de seis semanas que lhe custou US$ 2,9 bilhões.

    Veja também: Câmara dos EUA aprova medida para evitar paralisação do governo

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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