Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Microsoft diz que chegou a um acordo de 10 anos para trazer Call of Duty para Nintendo

    Acordo com a Nintendo é a mais recente tentativa da Microsoft de diminuir as preocupações de que a aquisição da gigante dos games possa prejudicar a concorrência no setor

    Samantha Murphy Kellydo CNN Business

    Os fãs do popular jogo de tiro “Call of Duty” podem em breve ter mais opções de onde podem jogá-lo.

    A Microsoft disse que fechou um acordo de 10 anos para trazer a franquia de jogos de 19 anos para a Nintendo após a aquisição da Activision Blizzard, que faz o jogo, ser concluída. O acordo está pendente de aprovação regulatória.

    A notícia veio um dia depois que o presidente da Microsoft, Brad Smith, escreveu em um artigo de opinião do Wall Street Journal que a empresa com sede em Redmond, Washington, ofereceu um contrato de 10 anos para “Call of Duty” trabalhar com o console PlayStation da Sony. A Microsoft supostamente fez outra oferta no início deste ano. A Sony não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

    O acordo com a Nintendo é a mais recente tentativa da Microsoft de diminuir as preocupações de que a aquisição da gigante dos games possa prejudicar a concorrência no setor.

    A Microsoft anunciou planos para adquirir a Activision Blizzard em janeiro em um negócio avaliado em quase US$ 70 bilhões, o que seria um dos maiores já realizados na indústria de tecnologia. A mudança pode impulsionar a posição da Microsoft na indústria de jogos, já que seu console Xbox fica atrás do PlayStation da Sony e do Nintendo Switch.

    O chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, anunciou o compromisso com a Nintendo em um tweet e disse que continuará a oferecer “Call of Duty” na plataforma de jogos Steam se o acordo for concluído. “A Microsoft está empenhada em ajudar a trazer mais jogos para mais pessoas – independentemente de como elas escolherem jogar”, disse ele.

    A decisão da empresa de trazer “Call of Duty” para a Nintendo ocorre quando o acordo da Microsoft com a Activision enfrenta escrutínio regulatório em ambos os lados do Atlântico. A Comissão Federal de Comércio dos EUA planeja processar a Microsoft para bloquear a aquisição da Activision.

    Mas Smith defendeu esta semana a estratégia, dizendo que bloquear o acordo seria “um grande erro”.

    “Isso prejudicaria a concorrência, os consumidores e milhares de desenvolvedores de jogos”, escreveu ele no Wall Street Journal.

    Ele argumentou que a Microsoft enfrenta “enormes desafios” na indústria de jogos, e a potencial aquisição da Activision Blizzard pode permitir que a Microsoft concorra com essas empresas “por meio de inovação que beneficiaria os consumidores”.

    A Microsoft também quer oferecer aos clientes a opção de assinar um serviço de jogos em nuvem que permite transmitir uma variedade de jogos em vários dispositivos por uma taxa “razoável”, disse Smith. A empresa está aberta a fornecer o mesmo compromisso a outras plataformas, o que seria legalmente aplicável pelos reguladores dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia.

    De acordo com Eric Abbruzzese, analista da ABI Research, o esforço para abrir o acesso a seus jogos mostra que a Microsoft está “lutando” para superar os obstáculos regulatórios.

    “Se a oferta ajudar a finalizar o negócio, então é uma grande vitória que passa despercebida com ‘Call of Duty’ nas manchetes”, disse ele. “Mas oferecer uma única entidade por um tempo limitado não seria suficiente para contornar a regulamentação, pois é temporária e de escopo restrito.”

    “Call of Duty” é indiscutivelmente o título de jogo mais popular hoje, então o impacto para os consumidores é notável. Em 2020, o jogo superou 250 milhões de downloads em todo o mundo, de acordo com dados da SensorTower, uma empresa de análise que rastreia downloads de aplicativos.

    “A Nintendo não é uma alta prioridade para ‘Call of Duty’, considerando tudo – ela se saiu perfeitamente bem sem estar na Nintendo recentemente”, acrescentou Abbruzzese. “Mantê-lo no Steam para o mercado de PCs é significativo e, obviamente, se esta oferta convencer a Sony a aceitar também, isso é gigantesco.”

    Tópicos