Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vale cai mais de 2% com pressões políticas e multa bilionária

    Mineradora, que tem maior peso no mercado doméstico, ficou entre as maiores baixas do Ibovespa na sessão desta quinta-feira (25)

    Da CNN* , São Paulo

    As ações da Vale (VALE3) caíram mais de 2% e ficaram entre as maiores perdas do Ibovespa nesta quinta-feira (25), em meio às pressões políticas do governo federal e após a divulgação de uma multa bilionária de indenização do desastre de Mariana (MG), em 2015.

    Os papéis da mineradora — que têm o maior peso no mercado brasileiro — fecharam o dia com recuo de 2,2%, negociados a R$ 68,36. O desempenho tirou parte do fôlego do Ibovespa, que encerrou a sessão com alta de 0,28%, aos 128.168 pontos.

    Investidores estão em alerta desde a última semana, após rumores de pressão do governo federal em emplacar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda entre 2006 e 2014, como CEO da Vale.

    Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, iniciou contatos diretos com grandes acionistas da mineradora na tentativa de convencê-los a apoiar o plano.

    Segundo relatos feitos à CNN por pessoas diretamente envolvidas no processo, Lula quer Mantega com voz ativa no comando da empresa, e não apenas como coadjuvante, com um assento no conselho de administração.

    O clima acirrou nesta quinta-feira (25), dia que marca cinco anos da tragédia em Brumadinho, com novas investidas do governo contra a companhia.

    Por meio do X (antigo Twitter), Lula disse que a Vale “nada fez” para reparar a destruição causada pela ruptura da barragem.

    “Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, diz a postagem no perfil do presidente Lula.

    Em outra frente de pressão, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, fez uma postagem no seu perfil no X defendendo Mantega na Vale.

    “Pouquíssimos brasileiros são tão qualificados quanto Guido Mantega para compor o Conselho da Vale”, disse.

    Multa bilionária

    A queda da Vale foi acentuada nas horas finais do pregão após a divulgação de que a Justiça Federal multou a empresa, além de Samarco e BHP, em R$ 47,6 bilhões como indenização pelo desastre de Mariana.

    O rompimento da barragem ocorreu em novembro de 2015, liberando uma onda gigante de rejeitos de mineração que matou 19 pessoas e deixou centenas de desabrigados, além de atingir florestas e rios, incluindo o rio Doce, em toda a sua extensão até o mar no Espírito Santo.

    Em nota, a Vale afirmou que não foi notificada pela Justiça e que “se manifestará oportunamente no processo sobre a decisão, contra a qual cabe recurso”.

    Procurada pela CNN, a Samarco afirmou que não vai se manifestar.

    CNN tenta contato com a BHP.

    *Com informações de Daniel Rittner, da CNN em Brasília, e Reuters

    Tópicos