Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Tarifas e ajuste fiscal surpreenderam mercado dos EUA, diz Volpon ao WW

    "Mercados americanos estavam precificados para um futuro perfeito, mas agora estão sentindo reversão de expectativas", avaliou ex-diretor do BC

    João Nakamurada CNN , em São Paulo

    Os mercados globais e, sobretudo, os dos Estados Unidos derreteram nesta segunda-feira (10) após o presidente Donald Trump não ter descartado a possibilidade de o país entrar em uma recessão decorrente de sua política econômica.

    Para Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central (BC) para Assuntos Internacionais e colunista do CNN Money, o que vem surpreendendo e deteriorando as expectativas do mercado nas últimas semanas é a expressividade, de um lado, da política tarifária de Trump, do outro, da reforma administrativa fiscal.

    “Primeiro, ele tem sido muito mais agressivo na política tarifaria em termos do seu tamanhao e mais agressivo no timing da sua execução. O mercado esperava uma coisa menor em termos de tarifa e com uma execução mais negociada”, apontou Volpon ao WW.

    “A segunda coisa, que tem impactado o mercado e precificado uma recessão muito maior que antes é o DOGE de Elon Musk. Ele tem sido muito agressivo nessa reforma administrativa fiscal”, pontuou.

    O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), chefiado pelo bilionário Elon Musk, foi criado por Trump para enxugar a máquina pública norte-americana e desburocratizar as regulamentações vigentes no país.

    Volpon ressaltou que o mercado esperava uma agenda mais focada em desregulação por parte do órgão, o que até agora não estaria sendo visto com tanta expressividade como os embates gerados em torno das demissões em massa de servidores públicos e o corte de gastos promovidos pelo DOGE.

    Desse modo, o ex-BC observou que os EUA enfrentam dois pesos que podem afetar a demanda e, consequentemente, o movimento da economia norte-americana.

    Porém, não descarta a possibilidade de um cenário de estagflação – quando recessão e inflação se combinam – devido o impacto que as tarifas podem gerar nos preços praticados no país.

    “Os mercados americanos estavam precificados extremamente para um futuro perfeito, mas agora estão sentindo a reversão de expectativas”, concluiu Volpon.

    Tópicos