Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Queda do real está ligada à aversão global ao risco, diz economista da XP

    Relatório mensal destaca melhora nos mercados, mas alerta para cenário econômico incerto e pressões inflacionárias no país

    Da CNN

    A XP divulgou seu relatório mensal sobre a economia brasileira, destacando uma melhora nos mercados financeiros, porém alertando para a persistência de fundamentos macroeconômicos frágeis. Rodolfo Margato, economista da XP, compartilhou detalhes sobre essa avaliação ao CNN Money.

    De acordo com Margato, o cenário internacional continua apresentando riscos significativos para a economia brasileira e para os mercados emergentes em geral.

     

    Recentemente, surgiram preocupações sobre uma possível desaceleração mais acentuada na economia dos Estados Unidos, refletindo o impacto do aumento das tarifas de importação e outros fatores.

    Depreciação do real e pressões inflacionárias

    O economista atribui parte da recente depreciação do real em relação ao dólar à maior aversão global ao risco. A XP ajustou sua projeção da taxa de câmbio para R$ 6 por dólar, considerando os riscos tanto no cenário externo quanto no ambiente doméstico.

    No cenário local, Margato aponta para incertezas relacionadas ao processo de consolidação fiscal, incluindo a aprovação do orçamento público de 2025 e medidas governamentais que podem gerar estímulos adicionais à atividade econômica, mantendo pressões inflacionárias.

    Inflação e política monetária

    A XP projeta uma inflação de 6% para 2025, significativamente acima da meta estabelecida. Margato destaca que o controle da inflação é o maior desafio de curto prazo para a economia brasileira.

    Em resposta, o Banco Central (BC) tem adotado uma postura mais rígida, com expectativas de continuidade nas altas da taxa Selic nos próximos meses.

    O economista ressalta que 2025 pode ser um ano de reequilíbrio, com uma possível desaceleração da atividade econômica no curto prazo, mas também sinalizando uma potencial acomodação na inflação para posterior queda.

    Com chips enfrentando revés, software é a próxima grande aposta em IA

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos