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    Microsoft vive maratona de compras; veja qual pode ser seu próximo alvo

    Gigante de tecnologia agora volta esforços (e bilhões de dólares) para o setor de segurança cibernética

    Paul R. La Monicado CNN Business* em Nova York

    O CEO da Microsoft, Satya Nadella, está em uma grande maratona de compras.

    A compra planejada pela empresa da fabricante de videogames Activision Blizzard, com um preço de quase US$ 70 bilhões, é a maior e mais ousada aquisição da Microsoft. Mas dificilmente é o único negócio notável na era Nadella.

    A Microsoft comprou a empresa de tecnologia de publicidade Xandr da proprietária da CNN americana AT&T no final do ano passado por US$ 1 bilhão. A empresa também desembolsou quase US$ 20 bilhões para a empresa de software em nuvem Nuance no início de 2021.

    Isso está no topo de vários outros negócios de bilhões de dólares que a Microsoft fez desde que Nadella assumiu o comando em 2014, incluindo as aquisições do desenvolvedor de Minecraft Mojang, o proprietário do estúdio de jogos Bethesda ZeniMax Media, o site de codificação de código aberto GitHub e a rede de mídia social empresarial LinkedIn.

    O acordo do LinkedIn foi, anteriormente, o maior da Microsoft, com um valor de US$ 26,2 bilhões.

    Agora, há relatos de que a Microsoft está procurando comprar a Mandiant, a empresa de software de segurança cibernética anteriormente conhecida como FireEye, atualmente avaliada em cerca de US$ 4,5 bilhões.

    O CEO da Mandiant, Kevin Mandia, disse na teleconferência de resultados da empresa com analistas na semana passada que não comentará rumores ou especulações. A Microsoft também não fez comentários.

    Não deve ser surpresa que a Microsoft esteja procurando usar parte da enorme quantidade de dinheiro que tem em balanço para fechar alguns negócios. A Microsoft tem cerca de US$ 130 bilhões e ainda teria cerca de US$ 60 bilhões sobrando após o fechamento do acordo com a Activision – supondo que seja aprovado pelos reguladores.

    O negócio de segurança cibernética é uma das principais áreas de foco da Nadella. No ano passado, a Microsoft comprou várias startups de segurança, incluindo CloudKnox Security, RiskIQ e CyberX.

    Segurança é um negócio lucrativo para a Microsoft, pois gera uma grande parte da receita recorrente de assinatura anual. Também ajuda a Microsoft a atrair mais clientes corporativos para suas outras inúmeras ofertas de software de assinatura baseadas em nuvem.

    Portanto, mesmo que um acordo com a Mandiant não aconteça, a Microsoft provavelmente irá mirar em outro lugar no mesmo ramo.

    “O cibercrime é a ameaça número 1 que todos os negócios enfrentam hoje”, disse Nadella durante a mais recente teleconferência de resultados da Microsoft com analistas no mês passado.

    Ele acrescentou que a receita de segurança cibernética da Microsoft superou US$ 15 bilhões nos últimos 12 meses, um salto de 45% em relação ao ano anterior.

    A diretora financeira da Microsoft, Amy Hood, também observou em uma teleconferência com analistas após o anúncio do acordo da Activision que a empresa está procurando mais negócios em mercados de alto crescimento, onde a Microsoft pode “agregar valor aos usuários ou à comunidade”.

    Ela não citou nenhum setor que a empresa pudesse ter como alvo.

    A Microsoft não é a única empresa de tecnologia em busca de negócios. Com as taxas de juros provavelmente subindo nos próximos meses, outras gigantes da tecnologia podem ser impelidas a entrar em ação.

    Outros dois já têm. A Intel anunciou na terça-feira (15) que estava comprando a Tower Semiconductor por US$ 5,4 bilhões em dinheiro. A IBM disse na terça que estava comprando a Neudesic, uma empresa de consultoria de serviços em nuvem. Os termos não foram divulgados.

    E há relatos de que a Cisco Systems fez uma oferta de US$ 20 bilhões pela empresa de Big Data Splunk.

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