Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsa sobe à espera de IPCA de agosto e juros nos EUA; dólar recua a R$ 5,58

    Mercado repercute análise de aumento de juros no boletim Focus do Banco Central e novas expectativas para a próxima decisão do Federal Reserve

    Da CNN*

    Os principais indicadores do mercado financeiro brasileiro fecharam no campo positivo nesta segunda-feira (9), acompanhando o clima positivo nas bolsas globais, com expectativa do tamanho do corte dos juros nos Estados Unidos na próxima semana.

    Dados da inflação norte-americana publicados na quarta (11), devem ajudar a calibrar expectativas. Antes, nesta terça (10), saem números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto.

    Na cena local, mercados repercutiram o salto das expectativas dos investidores para a Selic ao fim deste ano, de 10,5% para 11,25%, segundo relatório Focus, publicado pela manhã.

    Diante destas pressões, o Ibovespa encerrou o dia com alta de 0,12%, aos 134.737 pontos, acompanhando o clima positivo de fechamento em Wall Street e nas principais praças da Europa.

    Após passar parte da sessão em alta, o dólar inverteu e fechou o dia com perda de 0,14%, negociado a R$ 5,581 na venda.

    O movimento contraria a alta da divisa norte-americana no cenário global e reflete expectativa de que o diferencial de juros se tornará mais favorável ao país com o corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) a alta da Selic pelo Banco Central (BC), na próxima semana.

    Dados da inflação

    A semana terá importantes dados da inflação no Brasil e nos EUA. Por aqui, o IPCA de agosto será publicado na terça pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em meio cenário de maior aposta do mercado de alta dos juros pelo BC na próxima semana.

    Na quarta é a vez dos EUA publicarem o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), enquanto na quinta saem números dos preços aos produtores (PPI).

    Por lá, a expectativa é que os dados reforcem a queda dos juros pelo Fed. A discussão, porém, é do tamanho do corte, com maior parte das expectativas em uma redução mais leve, de 0,25 ponto. Atualmente, a banda de juros está entre 5,25% e 5,5%.

    Boletim Focus

    A pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira passou a mostrar previsão de alta na taxa básica de juros na reunião de 17 e 18 de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom), de 0,25 ponto percentual, com a Selic encerrando o ano a 11,25%, de 10,50% ao ano atualmente.

    As previsões para a inflação também subiram e agora o IPCA deve alcançar 4,30% neste ano. No relatório da semana passada, a expectativa era de que o índice terminasse o ano com alta de 4,26%.

    Os agentes financeiros ponderam que o Banco Central fará em sua próxima reunião com ampla expectativa de uma alta de 25 pontos-base na Selic, atualmente em 10,50% ao ano, uma vez que as autoridades têm mostrado desconforto com leituras recentes de inflação.

    *Com informações de Reuters

    Tópicos