Sete magníficas perdem US$ 1 trilhão em valor de mercado após tarifaço
Tarifas de Trump podem encarecer produtos da Apple e elevar custo nos Estados Unidos
No day after do tarifaço de Donald Trump, as ações das big techs nos Estados Unidos viveram um dia que acentuado temor com o futuro. Só a Apple perdeu 9,248% em valor de mercado, enquanto a Meta – dona do Facebook – tombou 8,9%.
O grupo das “sete magníficas”, em conjunto, perdeu um total de US$ 1,032 trilhão nesta quinta-feira (3), uma queda de mais de 6% no dia. Desde que Trump voltou à Casa Branca, as empresas acumulam perdas de mais de 19%.
O tarifaço de Trump causa grande temor no mercado financeiro, uma vez que alertas sobre um choque inflacionário tem sido disparados por economistas.
No caso do Iphone, por exemplo, se houver repasse integral do novo imposto, o celular aumentará de preço nos Estados Unidos para um patamar próximo do que é praticado no Brasil.
Uma maior inflação pode pressionar o Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês) em elevar a taxa de juros. Neste cenário, um custo mais alto da moeda impacta diretamente empresas de tecnologia, que dependem de investimentos bilionários e de longo prazo.