Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Ações chinesas oscilam pouco após anúncio de medidas de estímulo

    O índice CSI300 fechou em queda de 0,24%, enquanto o índice SSEC, em Xangai, subiu 0,19%

    Reuters

    Os índices acionários da China oscilaram pouco nesta segunda-feira (17), uma vez que os planos do governo chinês para impulsionar o consumo interno não conseguiram despertar o interesse de investidores, que avaliaram dados mistos sobre a atividade econômica.

    O Conselho de Estado da China divulgou no domingo (16) o que chamou de “plano de ação especial” para impulsionar o consumo, com medidas que incluem o aumento da renda dos residentes e o estabelecimento de um esquema de subsídio para serviços voltados a crianças.

    “Outros detalhes ainda precisam ser anunciados, como o tamanho e o escopo dos tão esperados subsídios para serviços voltados a crianças, e como os governos locais poderiam usar títulos especiais para desestocar o estoque de casas”, disseram economistas do UBS em nota.

    As autoridades elaboraram o plano de ação durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, mas as ações de Hong Kong tiveram pouca reação às notícias. Os mercados da China continental já haviam fechado no momento em que a entrevista começou.

    O índice CSI300 fechou em queda de 0,24%, enquanto o índice SSEC, em Xangai, subiu 0,19%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 0,77%.

    Enquanto isso, a queda no setor imobiliário da China persistiu em fevereiro, com os números oficiais desta segunda-feira mostrando quedas nos preços, investimentos e vendas. As vendas no varejo subiram, mesmo com o aumento do desemprego e a redução da produção industrial.

    O UBS espera que o governo chinês aumente o estímulo político ao longo de 2025 para compensar o impacto de choques externos, como tarifas adicionais dos Estados Unidos sobre produtos da China.

    Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas

    Tópicos